As inscrições para as provas e exames nacionais do secundário para acesso ao ensino superior iniciaram esta terça-feira, dia 4 de abril, e terminam a 17 de abril. Este processo pode ser realizado na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).
Este ano, as regras de acesso ao ensino superior continuam inalteradas, mantendo-se as medidas excecionais e temporárias definidas durante a pandemia.
Posteriormente, a forma de avaliação e entrada no ensino superior irá sofrer alterações que serão aplicadas de forma faseada e que não irá abranger os alunos que se encontram agora no 12.º ano, aplicando-se apenas aos estudantes que entram no 10.º ano em setembro.
Para eles, as diferentes disciplinas terão uma ponderação diferenciada no peso da média consoante sejam disciplinas de três, dois ou apenas um ano.
Entre as novidades está ainda o facto de todos os alunos terem de realizar três exames nacionais, sendo Português obrigatório e os outros dois escolhidos pelos alunos e de, no ingresso ao ensino superior, os exames nacionais passarem a ter um peso mínimo de 45%.
A média de conclusão do secundário terá um peso mínimo de 40% e o seu peso não poderá ser superior ao do das provas de ingresso. No caso das instituições de ensino superior requererem pré-requisitos de candidatura, estes continuarão a ter um peso máximo de 15%, tal como atualmente.
A cada instituição continuará a caber a decisão sobre o número de exames pedidos para ingresso que, segundo a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, serão, "no mínimo dois".
As novas regras serão aplicadas na totalidade aos alunos que se candidatem em 2025.