O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) está localizado no centro de Penafiel e conta com uma oferta formativa composta por quatro Licenciaturas, três Mestrados e cinco Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Nesta edição, trazemos-lhe o testemunho de quatro alunos que, atualmente, frequentam as licenciaturas do ISCE Douro.
João Gonçalves, 23 anos, Paredes Licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia – 3.º ano – Presidente Ass. Estudantes ISCE Douro
A escolha do ISCE Douro foi feita “pela proximidade”, uma vez que João Gonçalves vive em Paredes. No entanto este não foi o único motivo, a “singularidade” do curso foi outra das razões pela qual escolheu esta instituição de ensino superior. “Escolhi, também, pela facto de ser uma instituição relativamente pequena e com instalações recentes”, disse.
Atualmente, encontra-se no terceiro e último ano da licenciatura e garante que foi um caminho “feliz e desafiador”. O ISCE Douro permitiu que João Gonçalves encontrasse o seu “rumo” e a sua área de “estudo”, a Multimédia. “Para além disso, neste ano académico decidi abraçar o projeto da associação de estudantes”, frisou.
Para João Gonçalves, “casa” e “família” são as palavras que melhor definem o ISCE Douro. “Para além do ambiente académico e do estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, somos sempre recebidos com muito carinho e fazem com que os dias mais complicados, se tornem mais fáceis”.
O ISCE Douro “é o reflexo da região em que se encontra” e, por isso, o jovem estudante deixa uma mensagem àqueles que frequentarão esta “casa”. “Para quem ingressar no ISCE Douro pode contar, desde logo, com uma associação de estudantes presente e com pessoas sempre disponíveis para ajudar. O foco são os estudantes e o seu futuro! Ficarás sempre com Penafiel no coração”, finalizou.
Diana Silva, 20 anos, Lousada Licenciatura de Educação Social – 2.º ano
A proximidade foi um dos principais motivos que levou Diana Silva a escolher o ISCE Douro para fazer a sua formação superior, mas também “por ser um instituto que aparenta ser uma mais valia, com um programa completo e enriquecedor”, afirmou.
Apesar de se encontrar na Licenciatura de Educação Social, Diana Silva é aluna do ISCE Douro desde 2020, quando ingressou no CTESP de Serviço Familiar e Comunitário. “Foi aí que me apaixonei, ainda mais, pela área social e impulsionou a minha vontade de seguir a licenciatura de Educação Social, para adquirir mais competências”, acrescentando que estes três anos “têm sido desafiadores e intensos, mas sinto que tenho crescido muito”.
De acordo com a aluna, o “ambiente calmo e acolhedor” é o que mais gosta no ISCE Douro. “Existe uma forte união entre os estudantes dos vários cursos e também uma grande proximidade com docentes e funcionários. Sinto-me em casa, é um ambiente de entreajuda e companheirismo”, realçando ainda a oferta formativa, “uma vez que possibilita encontros, palestras, workshops e outras atividades para aprofundarmos os nossos conhecimentos”. Aos futuros alunos, Diana Silva aconselha a que “desfrutem” do que o instituto tem para oferecer. “Agarrem nos desafios e acreditem nas capacidades e na possibilidade de realizarem os vossos objetivos”, finalizou.
Diogo Costa, 18 anos, Paredes Licenciatura em Desporto – 1.º ano
As “boas referências” que recebeu no secundário, por parte dos professores, fizeram com que tivesse o ISCE Douro como uma opção aquando do ingresso no ensino superior. No entanto, o “principal motivo” que levou Diogo Costa a escolher este estabelecimento “foi estar perto de casa, permitindo-me estudar no curso que sempre quis e, ao mesmo tempo, manter atividades extracurriculares e trabalho”. Até ao momento, o trajeto tem sido “fantástico”, destacando as “excelentes pessoas e um ambiente muito acolhedor. Existe uma grande proximidade entre o corpo docente e estudantes, facilitando muito a nossa aprendizagem”, o que é “um dos pontos fortes do ISCE Douro”. Diogo Costa salienta ainda o facto do instituto focar-se “muito nos estudantes, disponibilizando um conjunto de ferramentas e habilidades para crescer a nível profissional”.
Aos futuros alunos, o jovem estudante garante que “não se irão arrepender da escolha realizada e serão muito bem recebidos, por todos, nesta casa”.
Diana Monteiro, 18 anos, Marco de Canaveses – Licenciatura em Educação Básica – 1.º ano
À semelhança dos seus colegas, Diana Monteiro escolheu o ISCE Douro, principalmente pela proximidade com o local onde vive. “Poder tirar o curso que tanto ambiciono, sem ter de me deslocar para muito longe, é muito bom”, garantiu.
Ainda no primeiro ano do curso, a jovem de Marco de Canaveses afirma que “tem corrido muito bem”, mesmo que no início houvesse “algum medo” de não se adaptar. “Mas, com o passar do tempo, adaptei-me muito bem e sinto que não podia estar em mais nenhum lugar sem ser no ISCE Douro”, enalteceu.
Para a Diana, o “ambiente de família” é o que mais a fascina no ISCE Douro. “A forma como somos acolhidos é fundamental, criamos uma grande família e amizades incríveis que irei, certamente, levar comigo para a vida”, acrescentou.
Para aqueles que vão ingressar no ISCE Douro no próximo ano, Diana Monteiro aconselha a “não terem dúvidas de que o ISCE Douro é uma ótima universidade e que estaremos prontos para os receber de braços abertos nesta grande família”.