isce douro
Publicidade

O ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro realizou esta quinta-feira, dia 21 de setembro, a abertura do ano académico, com uma sessão de boas vindas aos novos alunos.

Edgar Bernardo, presidente do ISCE Douro, destacou que este ano letivo haverá “uma forte aposta no departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia. Esperamos, nos próximos dois anos, um grande investimento, continuar com o que temos tido, mas também incrementá-lo. Este ano, temos a aprovação de três CTeSP nesta área e esperamos, dentro de dois anos, uma nova licenciatura”.

O presidente referiu também que este ano serão recebidos “os alunos internacionais” e o objetivo passa também por “expandir as relações internacionais para Cabo Verde e Angola. É um ano em que estamos ambiciosos e cheios de vontade de começar, porque há muita coisa para fazer”.

isce douro 1 min

Edgar Bernardo disse ainda que o ISCE Douro é “uma família, não é um símbolo, uma marca, mas sim uma realidade. Vivemos isso quando entramos no ISCE Douro, com todas as pessoas que fazem parte, há uma interação contínua, uma grande proximidade e isso é algo que nos orgulha muito, porque os nossos alunos saem daqui com uma experiência muito diferente”.

O presidente deixa, em jeito de conclusão, uma mensagem aos alunos: “quero dar as boas vindas aos novos alunos, será uma nova fase da vida, uma fase em que vão construir muitas memórias e uma fase em que muitos alunos amadurecem, mesmo aqueles que chegam já adultos. Para os nossos alunos que estão cá connosco, é a continuação do trabalho, lutar pela excelência e estamos cá para dar o apoio, dentro das nossas capacidades, para que tenham sucesso no âmbito profissional”.

Para o representante e administrador da Entidade Instituidora, Ricardo Martins, referiu que a receção dos alunos “é sempre um momento de acolhimento, onde os alunos passam a sentir que fazem parte de um projeto, de uma cultura institucional e passam a ser respeitados pelo que são individualmente”. E acrescenta que “há algo que é importante e que hoje todos os nossos estudantes devem estar conscientes. A partir do momento que estão aqui e optaram por entrar no ISCE Douro, a empregabilidade está garantida quase a 100%, esse não é o foco”.

isce douro 5 min

A partir deste momento, o foco “é na qualidade do emprego que vão ter e esta é uma mensagem que cada vez mais tem de ser passada aos estudantes. A qualidade do emprego, prende-se com vários fatores e é nesse âmbito que a nossa missão, enquanto instituição, tem de ajudar cada um a entender que o percurso poderá influenciar nessa qualidade do emprego. O que cada um fizer, os projetos que desenvolver, as atividades em que participar, a network que for criando, a aposta para ser um melhor estudante e desenvolver mais conhecimentos e competências, o risco que vai assumir, ou não, no final do seu curso. Há aqui um conjunto de fatores que serão preponderantes na qualidade do emprego que os nossos estudantes vão ter”, frisou.

isce douro 8 min

Presente também esteve o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, que realçou a importância da existência deste instituto para o concelho. “Foi uma aposta que fizemos há uns anos e temos procurado acompanhar e ajudar, dentro das nossas possibilidades. Para além de dar notoriedade à nossa cidade, para além de dar este movimento, este colorido, que só jovens sabem e conseguem dar, está presente também dimensão económica, economia local também ganha muito com a presença do ensino superior em Penafiel”, constatou.

Por outro lado é “um viveiro de recursos para o nosso tecido empresarial. De certa forma contribuiu para que o investimento se faça em Penafiel e que Penafiel seja procurado pelos grandes investidores. Este instituto tem sabido interagir e estabelecer as parcerias que julga necessárias e convenientes com este tecido, não só de Penafiel mas também do Tâmega e Sousa e é fundamental para o sucesso da escola. Nos últimos anos tem crescido precisamente porque tem procurado essas parcerias e o município está ao lado do ISCE Douro e procura corresponder aquilo que nos é solicitado, dentro das nossas limitações, mas estamos muito satisfeitos com esta relação que temos com o ISCE Douro”.

isce douro 3 min