isce douro
Publicidade

O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) conta também com o Departamento de Artes e Multimédia que tem o professor Ricardo Baptista como coordenador, que descreve este cargo como “um desafio constante”, pelas várias áreas de intervenção, nomeadamente “a organização letiva, estudantes, docentes e comunidade envolvente”.

De acordo com o professor, apesar de desafiadora, a tarefa tem sido “reconfortante nos resultados já obtidos”, destacando três aspetos: “em primeiro lugar, a sintonia das ofertas formativas do departamento e da equipa de docentes para a capacitação e estímulo das capacidades criativas e empreendedoras dos estudantes do curso superior profissional e da licenciatura; em segundo lugar, a disponibilidade dos estudantes para se envolverem em iniciativas extra às atividades curriculares, como foi a realização da primeira edição do Intermedia Festival em dezembro de 2022; em terceiro e último lugar, o estabelecimento de networking com a comunidade externa ao ISCE Douro quer com as organizações públicas, quer com o tecido empresarial da região entre Tâmega e Sousa”. O professor refere ainda que “este período também serviu para a definição da estratégia a médio prazo do departamento em estreita ligação com a presidência do ISCE Douro”.

Para Ricardo Baptista, a área de multimédia destaca-se “pela forma prática como alia a criatividade ao desenvolvimento técnico”. Para ele, esta simbiose “permite que os nossos estudantes ganhem um leque de competências pessoais e profissionais que colocam, desde a primeira hora, em prática no ISCE Douro, bem como os capacita para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. As áreas das artes e multimédia são já uma realidade no presente com elevado potencial económico, em que, pela sua forma multidisciplinar, concretiza conteúdos interativos e inovadores para o aprofundamento, preservação e divulgação da identidade das organizações económico-sociais e culturais da comunidade. Como resposta a estas necessidades, os cursos do departamento procuram desenvolver, junto dos estudantes, um perfil de profissional competente, criativo e empreendedor, capaz de responder aos desafios profissionais atuais”.

novo projeto 5

Objetivo é que os cursos “desenvolvam nos estudantes as competências necessárias para uma rápida entrada no mercado de trabalho”

Desta forma, o principal objetivo do departamento que coordena é que os cursos “desenvolvam nos estudantes as competências necessárias para uma rápida entrada no mercado de trabalho. Nesse sentido, quero destacar que a licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia teve uma avaliação excelente no passado ano, o que permitiu a acreditação do curso pelos próximos seis anos. Esta situação permite olhar para o futuro com o objetivo de continuar a crescer em número de alunos e desenvolvimento de projetos relevantes”.

A aposta a curto e médio prazo passa pelo “aumento da oferta formativa em áreas específicas e públicos-alvo que, neste momento, os cursos atuais não atingem, e que se enquadram com o perfil empresarial e industrial da nossa região. Nesse sentido, já no presente ano, foram submetidas as candidaturas de quatro novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESPs), em concreto, Desenvolvimento Web e Aplicações Móveis, Design de Jogos e Animação Digital, Design de Produto e Marketing Digital e Correio Eletrónico”.

A médio prazo “pretende-se abrir duas novas licenciaturas: Tecnologias Informáticas, e Design para potenciar a transição digital na região com a possibilidade de cursos pós-laboral. Além do reforço da oferta formativa, também é pretendido avançar com a criação da incubadora académica de empresas que permita ajudar qualquer estudante do ISCE Douro a ganhar competências e experiência de empreendedor para desenvolver o seu sonho/ projeto de criação do seu negócio”.

Por último, “mas não menos importante”, o departamento pretende “crescer de mãos dadas com a região do Tâmega e Sousa, estando ciente de que uma região mais dotada do ponto de vista da multimédia e tecnologia, será uma região mais competitiva e mais bem-sucedida. Mas queremos ir para lá do alcance regional, sendo também o nosso objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos regionais, nacionais e internacionais para aumentar a atividade científica dos seus docentes, envolver os estudantes nos mesmos, bem como promover a mobilidade de estudantes e docentes na rede de instituições superiores internacionais parceiras do ISCE Douro”.

“Quem escolhe o ISCE Douro está a fazer a escolha certa”

O docente recorda que os cursos disponíveis no departamento têm uma matriz de formação multidisciplinar, “que concretiza a aquisição de conhecimentos, capacidades conceptuais e técnicas nas áreas das artes, das indústrias criativas e entretenimento. Os estudantes que terminam os nossos cursos estão familiarizados com o uso das tecnologias e domínio das linguagens de artes e multimédia, da comunicação e da informação para atuar no processo de produção de conteúdos interativos e multimédia numa perspetiva de exploração, produção, fomento de práticas e desenvolvimento de produtos inovadores nos domínios artísticos, cultural, organizacional e empresarial”.

A um aluno que pretende ingressar nesta área no ISCE Douro, Ricardo Baptista diria que “está a fazer a escolha certa. A área da multimédia representa um mercado de trabalho bastante atrativo e rentável pelas oportunidades que proporciona sendo uma área em franca expansão e que será cada vez mais importante no futuro. Os cursos do ISCE Douro são um excelente veículo de formação académica e integral enquanto pessoa e profissional da área. O ISCE Douro é proximidade e atenção no cumprimento dos sonhos e objetivos de cada estudante”.

De acordo com o docente, a oferta formativa no ISCE Douro tem como principal premissa “a qualidade de ensino e proximidade e, nesse sentido, os cursos procuram refletir essa marca através da escolha do seu corpo docente pela excelência profissional e académica”, afirmando que, enquanto diretor, “as pessoas são a minha principal premissa. Só com as pessoas é que se formam equipas focadas nos objetivos, onde cada um, estudantes e docentes, também os concretize”. Em jeito de conclusão, o coordenador dirige-se a futuros alunos: “quem se propõe seguir um percurso académico, uma formação, tem um objetivo, um sonho. O ISCE Douro pode ser uma oportunidade para concretizares esse propósito”.