A Licenciatura em Educação Social e o CTeSP de Serviço Social do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) são coordenados pela professora Cátia Vaz e afirma que, desde que assumiu o cargo, tem sido "um constante desafio", que abarca "várias responsabilidades de planeamento, gestão e, claro, de concretização".
De acordo com a professora, estas responsabilidades exigem "proximidade, quer com o corpo docente, não docente, presidência e também estudantes". Apesar do desafio, as novas funções assumidas têm sido também "motivacionais e enriquecedoras", garantiu.
Para Cátia Vaz, a formação na área social, na atualidade, "é de extrema importância, já que vivemos num século onde as problemáticas sociais são cada vez mais emergentes". Desta forma, o ISCE Douro, "colocando à disponibilidade da sociedade esta área", está "a contribuir para a mudança social, capacitando os alunos para a resolução de problemas nos relacionamentos humanos, para potenciar uma maior autonomia das pessoas, ou seja, para o empowerment e também atitudes empreendedoras, ajudando, ao mesmo tempo, a desenvolver competências críticas construtivas nos mais diferentes contextos de intervenção e promover capacidades de investigação nas diferentes áreas e fenómenos sociais assim como processos de intervenção social".

A docente afirma que, o ISCE Douro está hoje a formar estudantes que "nos próximos anos serão profissionais de mérito reconhecidos na sociedade e prontos a intervir", sendo que Cátia Vaz perspetiva uma crescente "empregabilidade nesta área, muito por culpa do crescente número de situações que se vai verificando. De resto, é também ao analisar a sociedade e os restantes fenómenos que se vão verificando que a formação em Educação Social é de extrema importância e que essa importância será cada vez maior e mais reconhecida pela comunidade. Neste sentido, os principais objetivos alicerçam-se em continuar a crescer em quantidade e qualidade pelo que se pretende melhorar e alargar a oferta formativa ao nível da licenciatura atual, a criação de um mestrado pioneiro em Portugal na área social e a criação de mais pós-graduações. A destacar ainda a continuação do desenvolvimento de iniciativas de voluntariado e eventos científicos de cariz nacional e internacional", sublinhou.
Atualmente, a área de Educação Social do ISCE Douro conta com a um Curso Técnico Superior e Profissional de Serviço Familiar e Comunitário, uma Licenciatura em Educação Social e ainda uma Pós-graduação em Intervenção em Contextos de Vulnerabilidade e Risco Social.
Segundo a professora, a ingressão em qualquer uma das áreas referidas "potência diversas saídas profissionais em instituições", nomeadamente: Estruturas Residenciais para Idosos; Escolas; Centros de Dia; Serviços de Apoio Domiciliário; Hospitais e Centros de Saúde; Estabelecimentos Prisionais; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco; Casas de apoio a Vítimas de Violência Doméstica; Instituições ligadas à deficiência, entre outras.
"Esta instituição reúne todas as condições para os alunos concretizarem os seus objetivos"
Cátia Vaz afirma que o ISCE Douro "reúne todas as condições para os alunos concretizarem os seus objetivos", destacando o ensino "em regime B-Learning concentrado em três dias por semana", bem como "o estímulo e motivação constantes ao desenvolvimento técnico, pessoal e científico dos estudantes e a possibilidade de participar em programas de mobilidade internacional, de forma a aproximar os estudantes do mercado profissional e da realidade social em vários contextos sem esquecer os estágios previstos na oferta formativa e as várias ações de intervenção e sensibilização que são desenvolvidas ao longo do ano junto da comunidade". A professora realça ainda o "corpo docente com qualificação de excelência que potencia um acompanhamento de proximidade e também um corpo não docente que acaba por ser 'família' para os nossos estudantes".
"Empatia, ética, profissionalismo, respeito, exigência, escuta ativa, mediação e motivação", são as principais premissas de Cátia Vaz enquanto coordenadora, que deixa uma mensagem final para todos os alunos: "Procurem o ISCE Douro, venham formar-se com um corpo docente de qualidade!"