1717598890722114
Publicidade

O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) está localizado no centro da cidade de Penafiel e apresenta-se como uma “boa opção” para aqueles que procuram uma formação superior, nas áreas de Desporto, Educação Básica, Educação Social e Tecnologias Multimédia. Quatro jovens contam as suas experiências no ISCE Douro, um ensino que é focado na “proximidade entre docentes e estudantes”.

Flávio Moreira, 35 anos, Penafiel – Mestrado em Atividade Física, Desporto e Bem-Estar

Flávio procurava a possibilidade de frequentar um Mestrado em Desporto e conciliar a sua vida de atleta e treinador, o que conseguiu encontrar no ISCE Douro. “Outro motivo, era conseguir competir nos campeonatos nacionais universitários, também ter a oportunidade de fazer investigação científica nas modalidades Tricking e Taekwondo Freestyle”, descreveu.

O balanço que faz é “muito positivo”, revelando que “o ISCE Douro e a minha associação assinaram um protocolo de cooperação”. Destaca a “proximidade entre docentes e discentes”, bem como “os estatutos estudante-atleta e estudante treinador. Na minha opinião, o que diferencia o ISCE Douro é a oportunidade de desenvolver os nossos projetos e ambições na área do Desporto e Bem-Estar. Graças ao ISCE Douro, e em especial à coordenação do departamento de desporto, foi possível desenvolver o meu projeto de investigação científica. O ISCE Douro, com o empréstimo desse material, permitiu, juntamente com a ajuda de outros professores e alunos, realizar artigos científicos que sejam úteis para a comunidade”

Para futuros alunos, o conselho de Flávio Moreira é que “invistam em vocês, porque é sempre um bom investimento. O ISCE Douro é uma mais valia se queres dar o ‘salto’”, afirmou.

isce douro flavio moreira 1

Joana Silva, 22 anos, Marco de Canaveses – Licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia

O ISCE Douro foi a primeira escolha desta estudante que, já no ensino secundário, tinha frequentado o curso na área de Multimédia. “No ano em que decidi que iria para o Ensino Superior, o ISCE Douro deu-me a oportunidade de ingressar diretamente, pelo Concurso Especial para Alunos do Ensino Profissional, sem realizar quaisquer exames nacionais, o que se revelou uma grande ajuda e sem dúvida alguma a minha melhor escolha”.

O balanço do percurso académico é “bastante positivo”, destacando que “com o esforço e apoio constantes dos docentes consegui terminar a licenciatura com uma excelente média. Esta licenciatura permitiu a minha entrada no mercado de trabalho logo após a sua conclusão, abrindo diversas portas na área da fotografia”.

O “ambiente e as pessoas” foi o que mais cativou esta estudante. “O chegar, dizer bom dia e todos responderem, saber que temos alguém sempre presente e pronto a ajudar. Isso e os trabalhos práticos claro, cada dia foi uma aventura e descoberta junto de todos os amigos e colegas. O ISCE Douro é uma casa, encontramos conforto e uma família incrível. Conseguimos conhecer as pessoas que nos rodeiam e criar laços com as mesmas. Mas acima de tudo, podemos ser nós mesmos e apostar naquilo que somos melhores”.

Para os estudantes que estão agora a pensar ingressar no ISCE Douro, Joana Silva garante que “não se vão arrepender. Têm métodos de ensino únicos e cada vez mais avançados, encontram uma segunda casa e uma família incrível, para além de que levam amigos para a vida”.

isce douro joana silva 1

Isa Barbosa, 24 anos, Paredes – Licenciatura em Educação Social e Pós-Graduação em Intervenção em Contextos de Vulnerabilidade e Risco Social

Apaixonada em “ajudar os outros” e em “promover mudanças sociais”, esta estudante decidiu optar pela área da Educação Social porque “acima de tudo, a profissão oferece oportunidades gratificantes, como fazer a diferença na vida de alguém ou de alguma família, especialmente daqueles que estão em situações vulneráveis e desfavorecidas, ver o progresso e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos é extremamente satisfatório”. A escolha pelo ISCE Douro deveu-se, especialmente, à “proximidade regional” e ao facto de se tratar de “um instituto de excelência e com boa reputação local”.

Ainda a frequentar o ISCE Douro, Isa Barbosa garante que esta foi “uma das melhores experiências” da sua vida. “Está a ser bastante enriquecedora e transformadora, são momentos de crescimento pessoal, académico e social”.

A aproximação do corpo docente e de todos os estudantes é o que a estudante destaca, afirmando que “traz imensas vantagens positivas para o nosso futuro profissional e até mesmo pessoal, um ensino focado nos estudantes. Cresci muito, tanto a nível pessoal como profissional”.

Reforçando que o ISCE Douro é “uma instituição de excelência e com um nível muito elevado no que diz respeito à empregabilidade”, a jovem dirige-se a futuros alunos: “não tenhas dúvidas de ti, não desistas e acredita no teu potencial, hoje sou eu e amanhã vais ser tu”.

isce douro isa barbosa 1

Adriana Silva, 23 anos, Marco de Canaveses – Licenciatura em Educação Básica

O ISCE Douro foi a primeira escolha de Adriana Silva que, desde sempre, gostou de “aprender e ainda mais de ensinar. Então, achei que a Licenciatura de Educação Básica no ISCE Douro oferecia exatamente o que procurava”.

A palavra “proximidade” é o que a jovem Adriana mais destaca. “Em primeiro lugar, a proximidade a casa facilitou bastante a minha rotina diária e permitiu-me conciliar os estudos com a minha vida pessoal, familiar e diversas atividades extracurriculares. Para além disso, as poucas dúvidas que tinha, rapidamente se dissiparam após a minha primeira visita à instituição. No fundo, a experiência académica faz-se de pessoas”, frisou.

Adriana Silva afirma que a experiência foi “muito positiva” e que aprendeu “imenso ao longo do percurso, tanto a nível académico quanto pessoal. O profissionalismo de todos envolvidos é verdadeiramente marcante e fez toda a diferença na minha formação. Além disso, tive a felicidade de ver os meus esforços recompensados de forma muito gratificante, ao ganhar o prémio de mérito no final do curso. Esta conquista foi a confirmação de que todo o meu empenho e dedicação valeram a pena. No ISCE Douro senti-me ouvida e valorizada. Os professores estavam sempre disponíveis para ajudar, tirar dúvidas e orientar”.

A “constante preocupação com o bem-estar e o sucesso dos estudantes” é o que, segundo a jovem, diferencia o ISCE Douro. “Aos futuros estudantes do ISCE Douro, vão sem receios e aproveitem ao máximo cada momento desta jornada tão bonita e marcante. Explorem todas as oportunidades que a instituição oferece e envolvam-se em todas as iniciativas possíveis. O ISCE Douro é um lugar que permite não só um excelente crescimento académico, mas também pessoal. Brilhem e façam dessa experiência algo memorável”.

isce douro adriana silva 1