logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

ISCE Douro: Departamento de Desporto desempenha "papel fundamental" na região

Redação

O Departamento de Desporto do Instituto Superior de Ciência Educativas do Douro (ISCE Douro) é coordenado por Pedro Forte. O professor fala dos desafios deste departamento, bem como da importância que o Desporto tem para o ISCE Douro, sem esquecer os objetivos que estão no horizonte deste departamento do ISCE Douro.

"Desde o início deste desafio que o departamento de desporto tem crescido em quantidade e em qualidade", referiu o professor, em entrevista ao Jornal A VERDADE. Para o professor, hoje em dia, "o corpo docente está reforçado com mais académicos altamente qualificados e com maior dedicação à instituição. De resto, basta pensarmos que contamos, atualmente, com um corpo docente qualificado que conta com nomes conhecidos de todos e com provas dadas nas mais variadas áreas do desporto como são o caso de Miguel Leal, Mário Cachada e Renato Garrido".

Esta melhoria resultou no "aumento considerável de estudantes" de ano para ano. "Entendemos que é precisamente fruto do reconhecimento da qualidade do departamento de desporto que motiva os jovens estudantes da região a optarem pelo nosso instituto", disse, acrescentando que coordenar o departamento de Desporto "tem sido uma superação constante nos diferentes domínios, desde a inovação e ciência, passando pela pedagogia e gestão, o esforço conjunto de todos os intervenientes deste departamento – estudantes e docentes – têm contribuído para movimentar o desenvolvimento departamental".

De acordo com Pedro Forte, o departamento de desporto "desempenha um papel fundamental na região do Tâmega, Sousa e Douro" nomeadamente no que à melhoria da competitividade do setor diz respeito. "Na região, pretendemos que o mercado de trabalho se desenvolva, fruto da qualificação dos profissionais existentes no mercado de trabalho. Se recuarmos cinco anos, o volume de profissionais formados no ISCE Douro, na área do desporto, era cerca de 15. Atualmente, o ISCE Douro tem contribuído para formar cerca de 50 profissionais. Naturalmente, a oferta levará às empresas, associações e organizações a terem uma maior atenção no momento do recrutamento. Aqueles que evidenciaram maiores competências terão um maior impacto nas entidades da região. A par, o ISCE Douro tem reforçado os laboratórios e instalações com os mais modernos e inovadores equipamentos científicos e pedagógicos, proporcionando uma formação diferenciada, resultando na transferência de conhecimento tecnológico e científico para o mercado de trabalho. Sem esquecer que hoje, uma região desenvolvida é uma região fisicamente ativa e onde o desporto tem de ser uma realidade no dia a dia, algo só possível com a formação destes profissionais".

"Continuar a crescer em qualidade e quantidade" é objetivo

Segundo Pedro Forte, o principal objetivo do departamento de Desporto passa por "continuar a crescer em qualidade e quantidade. Pretendemos continuar a superar o número de estudantes, mas também a incrementar a oferta formativa com maior variedade. As pós-graduações permitirão, nos próximos tempos, uma formação mais específica orientada para as empresas e para as necessidades do mercado de trabalho", sublinhou.

O departamento de Desporto conta, atualmente, com a seguinte oferta formativa: 2 CTeSP - Turismo Desportivo e Aventura e Exercício Físico; a Licenciatura em Desporto, que pretende formar técnicos superiores nas diversas áreas do plano de estudos, orientados para a direção e coordenação técnicas de espaços desportivos e está reconhecida para graus de treinador do IPDJ; Mestrado em Atividade Física, Desporto e Bem-estar, um curso que confere formação especializada e avançada para o exercício de gestão de equipas multidisciplinares na promoção bem-estar e indicadores de saúde, para além das competências relacionadas com a investigação, inovação e desenvolvimento, típicas de um curso de 2º ciclo.

Destacando que "o ISCE Douro é uma instituição de excelência que não proporciona meramente a oferta formativa, mas contribui para o enriquecimento do currículo dos estudantes", Pedro Forte afirma que os futuros estudantes "terão oportunidade de se diferenciar numa candidatura a um emprego com muito mais do que um grau académico. O corpo docente permitirá adquirir competências relacionadas com a resolução de problemas do dia a dia, mas também estimulará uma atitude crítica e reflexiva nos estudantes. Aquele que aqui ingressa aprenderá a questionar, a procurar respostas e a investigar de forma criteriosa. O conhecimento certo, fará parte dos seus percursos. Para além disso, os modelos pedagógicos do ISCE Douro permitirão o desenvolvimento de soft skills, da adaptação a ambientes virtuais modernos e que o modelo pedagógico será não só diferenciador como motivador para o estudo dos estudantes. O ISCE Douro, dentro e fora do campus é um local de aprendizagem, desde a sala de aula em ambiente formal ao recinto exterior e ao bar, todos aprendemos e as oportunidades de debate são constantes".

"A preocupação central é o conhecimento científico"

Questionado sobre as principais premissas enquanto coordenador do departamento de Desporto do ISCE Douro, Pedro Forte garante que "a preocupação central é o conhecimento científico" que é "o pilar principal do ensino superior". "A valorização dos docentes e corpo docentes, de forma a que a mesma se traduza na valorização dos discentes; por fim o relacionamento interpessoal, as aprendizagens fazem-se com relações e emoções e portanto, a proximidade da comunidade do departamento de Desporto permite uma valorização conjunta", sublinhou.

O coordenador deixou ainda uma mensagem para todos os alunos do ISCE Douro: "o início e o fim de um ciclo de estudos são meramente marcas temporais, são o iniciar de um hábito de aquisição de competências e aprendizagens, contribuindo para o desenvolvimento do profissional e do Homem ao longo da vida. No ISCE Douro, aproveitem o tempo de formação. Pode ser um percurso longo quando pensado no futuro, mas olhando para o passado, tudo se foi num instante e outro tanto tempo seria necessário para a construção do ser intelectual. Que se esforcem todos os dias, que se superem e motivem, mas acima de tudo que desfrutem para fazer a diferença".