irs financas cinfaesFoto: Município de Cinfães
Publicidade

Se tem de tratar do IRS de 2022, saiba que está na hora de realizar várias ações ainda durante o mês de fevereiro.

Alguns dos passos que terá de realizar durante o mês de fevereiro são a confirmação do agregado familiar, estudante dependente com rendimentos, educação, rendas no interior do país e, ainda, arrendamento de longa duração.

Até esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, deve começar por confirmar ou modificar os elementos que compõem o agregado familiar e os respetivos dados através do seguinte link.

Deverá também confirmar o NIF do estabelecimento de ensino e um documento comprovativo da frequência de um estudante dependente com rendimentos, no caso de ser dependente e pretender beneficiar da exclusão da tributação até 2216 euros, dos rendimentos de trabalho dependente, de contrato de prestação de serviços ou até ato isolado, obtidos durante o ano de 2022.

No que toca à educação, deverá identificar o estabelecimento do Ensino Superior situado num Território do Interior ou em Região Autónoma frequentado pelo estudante que integre o agregado familiar ou, então, anexar o contrato de arrendamento no caso de um estudante deslocado.

Por último, em relação às rendas interior do país, não se esqueça dos encargos com rendas em transferência da sua residência permanente para um território do interior do país. No caso de ser proprietário recorde-se de compartilhar a duração dos contratos de arrendamento de longa duração (ALD) ou a sua cessação.

Já até ao dia 25 de fevereiro tem a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal e-fatura. Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, deverá inseri-las manualmente.

Já quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.