O IPO do Porto criou mais um episódio do podcast “Cancro Sem Temor”, sob o título “O ar que respiro” de forma a alertar para o cancro do pulmão. 

Em nota de imprensa, o IPO do Porto explica que este cancro é “o terceiro mais frequente em ambos os sexos, sendo também o mais letal no nosso país”. 

Acrescentando que diariamente são detetados 14 novos casos de cancro do pulmão e que no caso de Portugal foram diagnosticados 5415 novos casos em 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Neste episódio do podcast foram convidados a intervir Marta Soares, oncologista médica na patologia de pulmão, Gonçalo Paupério, cirurgião torácico e Padre Jorge Duarte, doente de cancro do pulmão, num episódio moderado pela jornalista Lúcia Gonçalves.

Ao longo da conversa é apresentado “o testemunho do Padre Jorge Duarte, que foi confrontado com o diagnóstico no verão de 2012”. Já Marta Soares aborda as principais manifestações e sinais de cancro do pulmão e a necessidade de um programa nacional de rastreio do cancro do pulmão, mas também as dificuldades em implementá-lo em Portugal. “A maior parte dos fumadores sabe que estão a incorrer no risco, portanto não se dirigirem ao seu médico para fazer um rastreio, têm medo do que vão encontrar e muitas vezes não aderem”, alerta.

A cirurgia torácica é um dos tipos de tratamento explicado por Gonçalo Paupério durante o episódio: “A cirurgia torácica acompanha o doente nas diferentes fases do seu percurso, desde o diagnóstico ao tratamento”, alertando que “os doentes chegam às nossas mãos, a maior parte das vezes, demasiado tarde. É um tumor que dá poucos sintomas, e quando surgem, muitas vezes, já está desenvolvido”.

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de “realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo”.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).