Foto: Apple1

Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual da Apple para programadores, um dos lançamentos anunciados foi o iPadOS 14, que vai ter novas funcionalidades no que diz respeito a “machine learning” e ao reconhecimento de texto.

Quando estiver a usar a aplicação Scribble com o Apple Pencil já não precisa de o deixar de lado para escrever noutras aplicações ou mesmo no navegador. Com o iPadOS 14 vai ser possível o reconhecimento da “escrita à mão” em vários locais, incluindo as notas, uma vez que será automaticamente convertida em texto, assim como um rabisco significará apagar determinada palavra e colocar um círculo ao redor de algo, fará selecionar.

Foto: Apple1

Além de reconhecer moradas, números de telefone e contactos de e-mail, esta funcionalidade permitirá “fazer quase magia” nas formas geométricas que não souber desenhar. Inicialmente, estará disponível apenas em inglês ou chinês.

De modo a permitir melhorar as experiências proporcionadas, o novo sistema operativo do iPad vai ter uma realidade aumentada “ainda mais realista”, através do ARKit 4 e do LiDAR Scanner no iPad Pro, explica a Apple. Desta forma, os programadores poderão usar a Depth API para gerar novos e poderosos recursos nas suas aplicações. Será possível também colocar as experiências de realidade aumentada num determinado ponto específico do Maps, para poder vê-las nos seus sítios preferidos.

Foto: Apple1

Para além disso, também foram introduzidas mudanças a nível do design, nomeadamente, as barras laterais e os widgets, que foram redesenhados, e a barra de pesquisar, onde agora se pode encontrar “praticamente tudo”, tornou-se mais compacta e possível de ser utilizada em qualquer sítio, sem ter de sair da aplicação em que está. As restantes alterações vão de encontro às novidades anunciadas no iOS 14.

Foto: Apple1