A população do concelho de Paredes tem, a partir desta sexta-feira, dia 7 de outubro, acesso a vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da instalação de 14 balcões do SNS 24, no edifício do Balcão Único da autarquia.

Na inauguração e assinatura do protocolo do Balcão SNS 24, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida destacou que, enquanto município, Paredes “é muito sensível a tudo o que seja digitalização” e, nesse sentido, “este é mais um passo que estamos a dar”. No que diz respeito à importância deste novo serviço, Alexandre Almeida apontou para a “evolução natural de toda a colaboração que houve das autarquias com o estado central, que funcionou muito bem durante o período da pandemia” e hoje todos estão “imbuídos no espírito de fazer com que o SNS funcione cada vez melhor. Temos um concelho muito disperso em termos territoriais e, portanto, este acesso aos serviços de saúde é muito importante”, acrescentou.

Destacando “todos aqueles que têm menos familiaridade com as ferramentas digitais”, o presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, afirmou que com este novo serviço “é importante que ninguém fique para trás. e é exatamente para isso que servem os balcões SNS24”.

Luís Goes Pinheiro não esqueceu a pandemia que “nos deixou com feridas profundas e que provavelmente demorarão muitos anos a sarar”, mas que “também deixou algumas coisas que se forem bem aproveitadas, poderão vir a dar-nos, a todos, um futuro melhor e os balcões são exemplo disso. O Balcão SNS é claramente um casamento feliz entre os serviços digitais do ministério da saúde e a proximidade das juntas de freguesia”, frisou.

Por outro lado, Carlos Nunes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte dirigiu o discurso para a proximidade entre “os cidadãos com mais dificuldades” com os centros de saúde. Para a ARS Norte foi “um grande desafio” e uma “aposta que não era possível se os municípios não tivessem aderido”. Para além dos processos burocráticos, Carlos Nunes garantiu que se encontra aberto um concurso para aquisição dos equipamentos de vídeo e som necessários para as tele consultas. “Há um grande trabalho a fazer e que a ARS Norte está empenhada em fazer na região”, finalizou.

Os 14 novos balcões vão aproximar a população de Paredes aos serviços digitais e vão ao encontro das “soluções que estamos verdadeiramente todos empenhados em trabalhar e é neste tipo de soluções que vamos continuamente e progressivamente disponibilizar”, garantiu Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

Enaltecendo o programa Simplex, “um programa com um conjunto de medidas para melhorar a forma como os cidadãos beneficiam dos serviços públicos de saúde“, Mário Campolargo descreveu a apresentação do Balcão SNS24, em Paredes, como uma “materialização, particularmente, emblemática. Este será um espaço de proximidade de acesso e prestação de serviços digitais às pessoas, entidades e locais fora do SNS. Simboliza, de uma forma feliz, a abordagem do simplex no sentido de criar soluções que se traduzam num verdadeiro e efetivo benefício para as pessoas, antes de mais pela forma como promove o recurso à tecnologia”, sublinhou.

Mas, para o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, “simplificar não significa aplicar tecnologias, mas sim saber usar da melhor maneira, no desenvolvimento de uma solução para o problema. O que significa, muita vezes, integrar a tecnologia nas respostas de que já dispomos, melhorando-as e evoluindo-as para novos conceitos. O balcão significa isto mesmo, podemos usar a tecnologia para promover o contacto entre o médico e o utente, eliminando a necessidade de deslocações. Precisamos de uma cultura simplex”, terminou.

Para além da unidade central, os serviços do Balcão SNS 24 vão estar ainda acessíveis nas Juntas de freguesia de Paredes, Aguiar de Sousa, Beire, Cete, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Parada de Todeia, Rebordosa, Recarei, Sobreira, Sobrosa e Vilela.

Os Balcões SNS 24 facilitam o acesso a serviços do SNS, uma vez que permitem aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, desde agendar as consultas, efetuar a renovação de receitas, consultar exames médicos e atualizar os seus dados de utente.