instagram
Publicidade

A Meta, empresa responsável pela rede social Instagram, anunciou esta quinta-feira, dia 11 de abril, novas medidas para controlar a propagação de fotografias íntimas e combater a chantagem proveniente da troca de mensagens com conteúdos de nudez.

Assim, no decorrer dos próximos meses será criado um “controlador de nudez” que irá desfocar imagens de natureza sexual enviadas por mensagens no Instagram, bem como limitar o contacto de interações entre jovens e contas identificadas como de possíveis chantagistas. Esta medida será aplicada em contas de menores.

“Assim, o destinatário não é exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos e tem a opção de ver ou não esta imagem”, explicou à Agência France Presse (AFP) Capucine Tuffier, responsável pela proteção infantil da Meta France.

No âmbito desta medida, serão também enviadas mensagens de conscientização sobre a chantagem sexual com fotos, que serão encaminhadas, em simultâneo, ao remetente e ao destinatário das imagens, lembrando-lhes que esse conteúdo pode resultar em capturas de ecrã e transferência de informação.

A Meta também passará a avisar o jovem utilizador se ele entrar em contacto com um potencial chantagista.

O menor que seja alvo deste tipo de interações, será direcionado para o site “Stop Sextortion” – e terá acesso a uma linha telefónica de apoio, em parceria com associações.

Inicialmente, estas medidas serão testadas em países da América Central e Latina e só depois aplicadas globalmente.