As inscrições para a participação na segunda edição do Concurso Internacional de Canto Lírico (CICLO) estão abertas até ao próximo dia 31 de maio. Organizado pela Associação de Cultura Musical de Lousada decorrerá de 2 a 9 de julho, no Auditório Municipal.

Publicidade

A inscrição deve ser realizada online, na qual os concorrentes devem indicar seis áreas de ópera que interpretarão ao longo das três fases do concurso: eliminatórias, semifinal e final.

No total serão atribuídos catorze mil euros de prémios: seis mil ao vencedor, quatro mil ao segundo classificado e dois mil ao terceiro. O regulamento prevê ainda a distribuição de dois prémios, no valor de mil euros, ao melhor pianista acompanhador e o prémio público.

O júri do CICLO’2023 é composto por nomes reconhecidos internacionalmente na área do cântico lírico, como Aquiles Machado (tenor e diretor artístico de Educa Más que Ópera), Cesário Costa (maestro e programador do Centro Cultural de Belém), Carmelo Corrado Caruso (Barítono), Elisabete Matos (soprano e diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos), e José Corvelo (barítono, diretor artístico do CICLO e professor de canto do Conservatório do Vale do Sousa).

“Durante a realização do CICLO decorrerão várias atividades complementares, como workshops e masterclasses”, revela a organização em comunicado.

“Queremos afirmar-nos como o maior concurso de canto em Portugal”, afirma Pedro Araújo, Presidente da Associação de Cultura Musical de Lousada.

Em 2022, a primeira edição do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada contou com 70 artistas de 20 países, tendo consagrado três cantores líricos internacionais: Paola Leoci (soprano italiana), Inho Jeong (baixo sul-coreano) e Hélène Walter (soprano francesa). Os vencedores receberam prémios monetários e convites para a temporada de canto lírico.