logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Incêndio mais "problemático" em Marco de Canaveses deflagra em Soalhães

Redação

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, Bruno Monteiro, coordenador da Proteção Civil do Marco de Canaveses, deu conta de que o incêndio mais "problemático" no concelho deflagra na freguesia de Soalhães.

"O mais preocupante é na freguesia de Soalhães, no lugar de Outeiro, que é basicamente uma encosta que continua a ser preocupante, sobretudo, pelas condições meteorológicas, nomeadamente, o vento. É a zona mais problemática, mas continuam a acontecer alguns reacendimentos, nomeadamente, em Penha Longa e Paços de Gaiolo e Sande e São Lourenço do Douro", deu nota.

Ainda no que diz respeito à freguesia de Soalhães, o coordenador adiantou que não há habitações nem pessoas em perigo. "Nos dias anteriores, ardeu um barraco ou outro, mas não mais do que isso".

Neste momento, estão vários meios e operacionais distribuídos pelo concelho. No caso de Soalhães, encontram-se, segundo Bruno Monteiro, os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, a Unidade Local de Proteção Civil de Soalhães, duas equipas de sapadores florestais com meios de combate, temos as equipas da câmara municipal e a coordenação é do serviço municipal de proteção civil. "Ao total estão cerca de 20 operacionais e quatro viaturas".

Embora Bruno Monteiro adianta que a situação está "a melhorar ao longo do concelho", apela a que a população esteja alerta para possíveis "reacendimentos. As pessoas devem manter-se em segurança, a ajuda, neste momento, não se verifica. Estejam atentos ao recendimentos, incluindo as populações que já foram afetadas".