A nova bancada central coberta do Estádio da Associação Recreativa de Tuías foi inaugurada este sábado, 3 de agosto, numa cerimónia que antecedeu a apresentação do plantel sénior e de um jogo amigável com o Marco 09.
A nova bancada foi um projeto realizado com o apoio financeiro do Município do Marco de Canaveses, no valor de 105.968,59 euros, inserido no objetivo de melhorar as condições para a prática desportiva e apoiar o desenvolvimento do futebol de formação no concelho.
Hélder Silva, presidente da AR Tuías, confessa que o clube “cumpriu um sonho ambicionado há 40 anos”.
“Estamos felizes, isto é um trabalho de toda a direção, é um trabalho de todos os elementos que estão presentes, que estiveram e dos que vão estar. É algo que vai ficar gravado na nossa memória”, afirmou, lembrando que foi necessário “lutar muito” para que esta obra saísse do papel.
“Tivemos duras reuniões com o antigo vereador do desporto Paulo Couto, com o atual, Pedro Pinto, com a própria presidente de Câmara, ouvimos muitos nãos, mas fomos à luta muitas vezes, até conseguirmos o que queríamos. Esta obra começou com um projeto com dois degraus, nós não aceitámos, continuámos na luta até que, dentro daquilo que queríamos e dentro das possibilidades da Câmara, chegámos a um entendimento”, explicou.
“Obviamente, preferíamos uma bancada a todo o comprimento do campo, mas também sabemos que era impensável para o Município abarcar com o dinheiro para uma obra dessa dimensão. Deixo aqui os meus agradecimentos à Presidente da Câmara e aos vereadores, ao Presidente da Junta e todas as entidades oficiais que nos ajudaram”, acrescentou Hélder Silva.
Pedro Pinto, vereador com o pelouro do desporto da Câmara do Marco, esclarece que esta obra, que exigiu “um investimento considerável” por parte da autarquia, foi também pensada para criar “melhores condições de conforto” para os adeptos
“É um investimento da Câmara Municipal de cerca de 105 mil euros, um investimento considerável, para criar melhores condições, não só para a AR Tuías, mas também para todos os adeptos que venham assistir aos jogos, porque também é para eles que vai ser esta bancada. Foram criadas melhores condições para que os adeptos possam ter mais conforto”, vincou.
Pedro Pinto lembra também que esta é mais uma obra que se insere na aposta em reforçar os equipamentos desportivos do concelho.
“Temos feito uma série de bancadas noutros campos – em Vila Boa de Quires, em Vila Boa do Bispo, em Constance, em Paços de Gaiolo – para além da manutenção e melhoramento das infraestruturas desportivas. Temos feito este trabalho ao longo do concelho, numa aposta de melhoramento de condições para todos os marcoenses assistirem à prática desportiva”, observou.
Celso Santana, que é simultaneamente presidente da Junta de Freguesia do Marco e da Mesa da Assembleia Geral da AR Tuías, confessou “orgulho” pela obra inaugurada.
“Sem dúvida que é um orgulho enorme para nós. Queríamos muito ter esta bancada. Temos umas instalações que são das melhores que temos no concelho de Mar de Canaveses. Criámos novos balneários para podermos ter equipas femininas, porque temos também muitos escalões de formação e mesmo para os árbitros que terem condições necessárias quando nos veem apitar os jogos aqui em casa. Acho que a AR Tuías está de parabéns, o desporto marcoense está de parabéns e o executivo municipal também”.
No final da inauguração decorreu a apresentação do plantel sénior da AR Tuías, que vai disputar a 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, e ainda um jogo amigável frente ao Marco 09.
Fundada em 1980, a AR Tuías é uma referência no futebol de formação local, contando com mais de 180 atletas inscritos, distribuídos por sete escalões diferentes.