O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, vai marcar presença na sessão de abertura da 62.ª Capital do Móvel, que se realiza este sábado, dia 21 de setembro, entre as 11h00 e as 12h30 na Alfândega do Porto.
A inauguração da maior feira de mobiliário e decoração de Portugal contará com António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, e Rita Pacheco, presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
A Capital do Móvel, organizada pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), decorre de 21 a 29 de setembro.
No ano em que se assinala o 40.º aniversário da marca Capital do Móvel, o evento inclui atividades que promovem a inovação e o desenvolvimento de novos talentos no setor.
Design Exhibition:
Durante toda a duração da feira, vai decorrer a exposição “Design Exhibition”, com trabalhos dos alunos da Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT) e Profisousa. Esta mostra vai possibilitar que o público conheça as novas tendências no design de mobiliário, com projetos apresentados em maquetes e de forma digital, com recurso a óculos de realidade virtual que vão permitir visualizar as peças em ambiente 3D.
Prémio Design e Inovação:
No âmbito das comemorações dos 40 anos da marca, vai ser atribuído no dia 27 de setembro, sexta-feira, o Prémio Design e Inovação ao expositor cuja peça de mobiliário se destaque pela sua criatividade. O vencedor vai ser identificado por um júri composto por especialistas do setor, representantes das escolas EPROMAT e Profisousa, e pelo público através de uma votação a decorrer nas redes sociais da AEPF.
Workshops sobre Sustentabilidade e Financiamento:
No dia 27 de setembro, a Capital do Móvel vai incluir dois workshops temáticos que oferecem informações valiosas para empresas e profissionais que procuram adaptar-se aos desafios do futuro. Das 10h30 às 12h00, a formação será dedicada ao Roteiro de Descarbonização do setor do mobiliário. Já às 14h30, é a vez de se abordar os financiamentos disponíveis para acelerar o dinamismo da indústria. A participação é gratuita e carece de inscrição.
Recorde-se que a 62.ª edição conta com 30 empresas líderes do setor que vão apresentar as últimas tendências no design e produção de mobiliário e está aberta ao público em geral, com entrada livre.