O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou mais dois concursos de conceção, de âmbito internacional para a seleção das equipas projetistas para o desenvolvimento dos projetos de empreendimentos Hans Isler (MUN.02), em Lousada, e Freamunde (MUN.03), em Paços de Ferreira.

De acordo com o IHRU, estes dois empreendimentos dão continuidade “à estratégia estabelecida para dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre”.

À semelhança dos anteriores, estes concursos contam com a assessoria da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e com o apoio e a colaboração do Município de Lousada e do Município de Paços de Ferreira.

Prosseguindo os trabalhos iniciados em 2020, o IHRU, I.P., já lançou 20 concursos de conceção, a que correspondem um total de 2.022 habitações, nomeadamente: 11 concursos de conceção para a promoção de 883 habitações em Almada; cinco concursos de conceção para a promoção de 702 habitações em Setúbal; um concurso de conceção para a promoção de 224 habitações na Maia; um concurso de conceção para a promoção de 108 habitações em Aveiro; um concurso de conceção para a promoção de 60 habitações em Paços de Ferreira e um concurso de conceção para a promoção de 45 habitações em Lousada.

“As habitações a construir deverão cumprir o disposto no regime de Habitação a Custos Controlados (HCC) e serão, na sua totalidade, destinadas a arrendamento no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA)”, foi ainda explicado. 

A IHRU informa ainda que “brevemente serão lançados outros concursos de conceção, sendo que, com a conclusão de alguns dos projetos, o IHRU, I.P., já começou a lançar os primeiros concursos públicos de empreitada dos respetivos empreendimentos”.