O município de Celorico de Basto comemorou o Dia Nacional dos Castelos, que se celebra esta sexta-feira, 7 de outubro, através de uma visita guiada dos idosos do Celorico a Mexer, dos grupos de Caçarilhe e Ourilhe, ao Castelo de Arnoia.
A noite foi, ainda, marcada por uma visita guiada noturna ao castelo, em parceria com a Rota do Românico.
Segundo nota de imprensa do município, “esta data tem por objetivo promover iniciativas e atividades que visam uma reflexão sobre este património fortificado”.

Para a vereadora com o Pelouro da Cultura do município, Maria José Marinho, “a valorização deste património fortificado assenta também na forma como disseminamos a sua história, as suas lendas, a sua memória pela comunidade e permitimos que a sua existência não seja apenas física, mas parte integrante e fundamental da nossa identidade. Este monumento ganhou uma carga histórica e um simbolismo muito próprio, projetando-o em toda a região como um admirável marco intemporal desde os primórdios da nacionalidade até aos nossos dias”.

O Castelo de Arnoia foi classificado como monumento nacional desde o ano de 1946 e “é uma importante referência cultural e patrimonial do concelho de Celorico de Basto”, termina nota.
