Idosos de 18 instituições de Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira e Lousada criaram chapéus alusivos à primavera, à COVID-19 e à Ucrânia, no âmbito do II Concurso Chapéu da Primavera, que decorreu no dia 23 de março.
O prémio vencedor foi atribuído ao chapéu da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, o segundo lugar ao chapéu da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa e o terceiro lugar atribuído ao Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo e à Associação para o Desenvolvimento de Lagares.

O evento foi organizado e acolhido pelo Lar e Centro de Dia Padre Américo, pertencente à Associação de Desenvolvimento da Vila de Paço de Sousa, sendo também transmitido através da plataforma ZOOM para as instituições participantes.
Foram selecionados utentes do Lar e Centro de Dia Padre Américo para desfilarem com os chapéus e representarem cada instituição.

Os chapéus a concurso primaram "pela alusão a aspetos tradicionais e identidade cultural, originalidade e criatividade, compreendendo uma múltipla variedade de temáticas, nomeadamente relativas à primavera, à pandemia da COVID-19 e também à situação atual que se vivencia na Ucrânia", indica um comunicado da organização.

Como representantes do júri, a instituição contou com o presidente da Direção do Lar e Centro de Dia Padre Américo, o presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa e uma utente da resposta de ERPI do Lar e Centro de Dia Padre Américo.
Esta iniciativa foi "a forma encontrada para minimizar e combater as consequências provocadas pela doença da COVID-19, nomeadamente a distância social, promovendo a colaboração e o relacionamento das IPSS e o convívio dos utentes e colaboradores, ainda que virtualmente, através da transmissão do concurso pela plataforma ZOOM".
Veja os chapéus que estiveram a concurso:
















