Infelizmente, quase todos experienciamos sentimentos de solidão ao longo da vida. Contudo, estes agravam-se substancialmente a partir de uma certa idade. Existem vários fatores que fazem com que os cidadãos mais velhos sejam particularmente vulneráveis à solidão. Muitos sofrem de doenças crónicas que os impedem de sair de casa, outros perderam o seu cônjuge ou amigos mais próximos, alguns vivem em áreas remotas ou isoladas, e muitos têm problemas em socializar após a reforma.
Como o Natal é o período do ano em que as famílias e amigos se reúnem, é natural que a época festiva seja especialmente dolorosa para avós que se sentem sozinhos. Contudo, é sempre possível colocar um sorriso na cara de quem mais precisa com Presentes de Natal adequados para cidadãos séniores.
Vamos ficar a conhecer alguns dos melhores?

Medidor de tensão arterial

Diz a sabedoria dos mais velhos que “o que importa é ter saúde.” Para tal, é importante estar a par do que se passa no próprio corpo, especialmente a partir de uma certa idade. Um medidor de tensao é um presente perfeito para um avô ou avó porque é conveniente, acessível, fácil de usar, e poupa muitas deslocações desconfortáveis ao hospital.
Um medidor de tensão arterial é mais do que um dispositivo de análise médica. Afinal, pode ajudar qualquer avô ou avó a ter mais paz de alma, a evitar preocupações desnecessárias, e a sentir-se mais confiante e disposto a sair de casa.

Câmara digital

Nem todos os presentes para cidadãos mais velhos têm que estar relacionados com a saúde. Por vezes, o melhor que podemos fazer pelos nossos avós é inspirá-los a procurar um novo passatempo. Uma câmara digital é o presente perfeito para qualquer avô ou avó que se reformou recentemente e procura uma nova paixão na vida.
Embora qualquer telemóvel moderno inclua uma câmara fotográfica, ter um dispositivo especificamente designado para o propósito de tirar fotografias é não só menos confuso como mais motivador.

Pistola de massagem

Estar ativo e ter uma alimentação saudável é fundamental para evitar dores de costas e outras mazelas físicas. Mas com a idade, nem mesmo os mais atléticos dos avós conseguem escapar a um ou outro músculo dorido. Assim, uma pistola de massagem pode ser o presente perfeito para qualquer avô ou avó que experiencie dores ocasionais no corpo.
Uma pistola de massagem não faz milagres, mas é um dispositivo moderno e portátil que pode aliviar a dor momentaneamente e, a longo prazo, contribuir para uma melhor circulação sanguínea.

Puzzles e outros passatempos

Puzzles e outros passatempos como Sudoku ou palavras-cruzadas são presentes adequados para avós porque ajudam a exercitar o cérebro e a prevenir doenças que tendem a surgir numa fase mais avançada da vida (como o Alzheimer ou a demência). Segundo vários estudos, puzzles e outros exercícios mentais ajudam a melhorar a memória e outros processos cognitivos, tornando os nossos cérebros mais fortes.
Adicionalmente, quebra-cabeças são perfeitos para pessoas com bastante tempo livre, algum tipo de deficiência, ou dificuldades motoras.

Leitor de livros digitais

Nem todos os avós têm a sorte de saber mexer no computador ou telemóvel. Um leitor de livros digitais (como o famoso Amazon Kindle), no entanto, é bem mais intuitivo e fácil de usar. Por poder armazenar milhares de livros, todos à distância de um clique, um  leitor de livros digitais é o presente ideal para avós reformados, com algum tempo livre, e que tenham gosto pela leitura.
Caso seja necessário, pode sempre ensinar o seu avô ou avó a aprender a utilizar o leitor de livros digitais. Não se esqueça de descarregar uma boa seleção de e-books antes de embrulhar o dispositivo!

Palmilhas

Se procura um presente low-budget que consiga mudar a vida dos seus avós, umas palmilhas de qualidade podem ser a melhor opção no mercado. Produtos como as Dr scholl palmilhas são perfeitos para cidadãos séniores porque tornam qualquer sapato mais confortável, contribuem para uma melhor postura, ajudam a prevenir bolhas e inflamações nos pés, providenciam suporte adicional, e reduzem fadiga muscular.
Umas palmilhas de qualidade tornam-se um presente ainda melhor caso venham com um belo par de sapatos. Existem vários tipos de palmilhas disponíveis, desde máscaras hidratantes para pés até protetores de dedos.

Kit de teste ADN

Todas as pessoas devem viver no presente, mas o passado dos mais velhos é sempre mais rico e nostálgico. Um kit de teste ADN é assim um dos presentes mais comoventes que podemos oferecer a um avô ou avó. Existem várias maneiras de descobrir mais sobre a genealogia de uma pessoa, mas um teste ADN é uma das mais divertidas porque pode ser realizado a partir de casa.
No caso de alguns kits, o teste ADN pode mesmo ser realizado instantaneamente, o que significa que se trata não só de um grande presente como de uma ótima atividade de noite de Natal para toda a família.