auditorio municipal lousada
Publicidade

O Auditório Municipal de Lousada vai acolhe as ‘Jornadas de Caça’, uma iniciativa promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do Município de Lousada e da Associação de Caçadores de Lousada, a decorrer no dia 6 de dezembro,

O evento vai contar com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e reunirá especialistas, caçadores e gestores cinegéticos para debater temas essenciais relacionados com a atividade cinegética e a preservação do património natural.

As jornadas pretendem abordar o setor da caça de forma abrangente, promovendo práticas sustentáveis e uma gestão responsável, com base na monitorização e na proteção ambiental.

O programa inclui dois painéis temáticos, um dedicado à Caça Menor e outro à Caça Maior, abrangendo temas como a melhoria de habitats, legislação sobre armas, patologias em espécies cinegéticas e projetos de recuperação de populações de animais, como o Projeto IBERCONEJO e o Projeto PROROLA.

O evento tem início às 14h00, com a recepção dos participantes e uma sessão de abertura, às 14h30, conduzida por Pedro Machado, presidente do Município de Lousada, Paulo Salsa, vice-presidente do ICNF, e Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas.

O primeiro painel do dia vai ter como tema a ‘Caça Menor’ e o primeiro momento vai ser iniciado às 14h45 com Paulo Cortez do IPB que vai falar da ‘Melhoria e recuperação de habitat’, que conta com a moderação de Sandra Sarmento, Vogal do Conselho Diretivo do ICNF.

Às 15h00, Paulo Bessa, do ICNF, vai abordar a ‘Recuperação de habitats pós-incêndios’, seguido de uma troca de tema para ‘Armas e Segurança’ onde Marcelino Jorge, comissário da Polícia de Segurança Públicavai falar da ‘Legislação sobre tiro, armas de caça e munições’, às 15h15. O tópico principal troca novamente às 15h30 com Paulo Célio, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), que vai falar do projeto IBERCONEJO.

O programa destas jornadas continua às 15h45 com a participação de Fábio Abade dos Santos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) que vai apresentar a sessão “Patologias do coelho”.

De seguida, pelas 16h00, Susana Dias, do Instituto Superior de Agronomia (ISA), vai apresentar o projeto PROROLA. Depois de uma discussão e pausa para café às 16h15, o segundo painel de oradores será iniciado às 16h45, ‘Caça Maior’ com a moderação de Pedro Vitorino, Diretor editorial da revista Caça & Cães de Caça. Um momento em que Madalena Pinto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai abordar as ‘Doenças em caça maior em Portugal’.

Por fim às 17h15 será feita a sessão de encerramento com um verde de honra.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. As jornadas reforçam o compromisso do ICNF em integrar práticas cinegéticas com a conservação da natureza, destacando a importância de um equilíbrio sustentável entre a atividade humana e os recursos naturais.