logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

'Iberian Ensemble' estreia ciclo de concertos na Rota do Românico em Castelo de Paiva e Penafiel

Redação

O 'Iberian Ensemble', grupo dedicado à música antiga, dá início a um novo ciclo de 12 concertos na Rota do Românico, sob o mote "Percursos Sonoros pelo Interior do Património", com os primeiros dois recitais marcados para o dia 23 de novembro em Castelo de Paiva e Penafiel.

A Igreja de São Pedro do Paraíso, às 18h00, vai ser a primeira paragem deste ciclo de concertos que vai iniciar a sua passagem pela Rota do Românico, em Castelo de Paiva. No mesmo dia, em Penafiel, o ciclo continua com um concerto na Igreja de São Gens de Boelhe, às 21h15.

Com entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços, os concertos prometem proporcionar uma viagem ao universo musical dos séculos XVII e XVIII, com interpretações históricas de grandes mestres do barroco europeu e ibérico, como Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, Luigi Boccherini e Pedro António Avondano.

O 'Iberian Ensemble' será representado por Alexandre Andrade na flauta barroca e Ivan Oliveira na teorba e guitarra barroca, utilizando instrumentos históricos que recriam com fidelidade os sons do passado.

Este ciclo de concertos é promovido com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico, um projeto turístico-cultural que integra 58 monumentos e três centros de interpretação distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Mais do que simples recitais, os "Percursos Sonoros pelo Interior do Património" são uma experiência imersiva que une a música antiga à riqueza histórica e arquitetónica do património românico da região.

Este projeto reforça as principais áreas de intervenção da Rota do Românico, desde a conservação do património até à dinamização cultural e promoção turística, garantindo momentos de grande qualidade artística e cultural para os amantes da música e do património.