logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Tragédia no Elevador da Glória: número de mortos sobe para 17 e feridos para 23

Um dos feridos graves do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, morreu durante a noite no Hospital de São José, elevando para 17 o número de vítimas mortais do descarrilamento ocorrido na quarta-feira, 3 de setembro, pelas 18h04, na Calçada da Glória.

Redação

O acidente provocou ainda 23 feridos, segundo o balanço mais recente da Polícia Judiciária (PJ). Os feridos foram distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora-Sintra.

De acordo com o Hospital de São José, deram entrada na sua Urgência Geral Polivalente nove feridos: cinco em estado grave e quatro ligeiros. Entre estes encontrava-se uma criança de três anos, estável, que foi transferida por precaução para o Hospital D. Estefânia, acompanhada pelo pai. A mãe, grávida e com ferimentos ligeiros, foi levada para a Maternidade Alfredo da Costa.

O diretor da PJ de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou que há mais do que cinco pessoas em estado grave, sem especificar o número exato, e sublinhou que entre as vítimas se encontram cidadãos estrangeiros, o que dificulta os processos de identificação.

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito ao descarrilamento, em conformidade com a lei para situações deste tipo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que o MP está a realizar os procedimentos necessários para a preservação da prova, em articulação com os órgãos de polícia criminal.

O Governo decretou um dia de luto nacional para esta quinta-feira, 4 de setembro, em homenagem às vítimas. O Primeiro-Ministro cancelou toda a agenda prevista, com exceção da participação na videoconferência do encontro de líderes da Coligação de Boa Vontade sobre a Ucrânia e da reunião do Conselho de Ministros.

O elevador da Glória, gerido pela Carris, liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros. Considerado um dos principais símbolos turísticos da cidade, é habitualmente muito procurado por visitantes nacionais e estrangeiros.