logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Hospital Lusíadas Paços de Ferreira: "A região do Tâmega e Sousa está em boas mãos"

Redação

O Grupo Lusíadas Saúde chegou à região do Tâmega e Sousa, através da abertura do novo Hospital Lusíadas Paços de Ferreira, no centro comercial Ferrara Plaza

A quinta unidade do Grupo na região Norte, com quatro mil metros quadrados, irá disponibilizar uma alargada oferta de consultas de especialidade à população, nomeadamente cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, estomatologia, gastroenterologia, ginecologia, imunoalergologia, medicina dentária, medicina geral e familiar, medicina interna, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologista, pediatria, pedopsiquiatria, pneumologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia e Urologia.

O Hospital Lusíadas Paços de Ferreira terá, ainda, atendimento permanente e um bloco operatório com duas salas para diversas especialidades cirúrgicas, 25 consultórios, sete salas de exames de diversas especialidades e uma sala de imagiologia, numa área total superior a 4.000 metros quadrados.

A nova unidade de saúde garante a criação de 500 novos postos de trabalho, para além da criação de uma "moderna e sofisticada" oferta de cuidados de saúde direcionada aos cerca de 400 mil habitantes da região.

Chegar a uma região "tão dinâmica e próspera como o Tâmega e Sousa só nos alegra e nos deixa cheios de vontade trabalhar. Tenho a certeza que o casamento entre o grupo Lusíadas e a região vai ser perfeito", começou por afirmar Tiago Afonso, CEO Lusíadas Paços de Ferreira.

Na inauguração oficial da nova unidade de saúde, que decorreu na quinta-feira, 5 de dezembro, Tiago Afonso assumia a "honra" por liderar um projeto que tem como missão "proporcionar um atendimento de excelência com um conjunto alargado de especialidades clínicas. Todas as valências estão asseguradas pelos nossos profissionais que têm os mais elevados padrões internacionais de qualidade e segurança".

O Hospital Lusíadas Paços de Ferreira está equipado com "a mais avançada tecnologia e, sobretudo, com um ambiente acolhedor para que os clientes se sintam bem. Todos nós sentimos orgulho ao entrar nesta unidade e ver o que foi construído. Posso dizer com toda a confiança que a região está em boas boas", continuou.

Para a região do Tâmega e Sousa, o grupo traz uma "diferenciação grande", com "uma equipa muito experiente, um grande investimento em tecnologia e com um projeto de ambulatório inovador. Queremos marcar a diferença", garantiu Tiago Afonso.

O Hospital Lusíadas Saúde abriu portas no dia 11 de novembro, estando já em funcionamento o serviço de ambulatório, consultas, urgência, imagiologia, seguindo-se a abertura do bloco operatório e do serviços de gastroenterologia. O hospital está dotado para toda a região e tem muita margem de crescimento, com profissionais de saúde e equipas administrativas muito diferenciadas", concluiu.

Município de Paços de Ferreira prevê implementar serviço de atendimento permanente

A chegada do hospital ao concelho vai "potenciar" o crescimento do mesmo e "ajudará a criar as condições necessárias para que a população possa ter melhor prestação de cuidados de saúde e atrair população vizinha". É uma certeza do presidente da Câmara Municipal de Paços Ferreira, Humberto Brito, que olha para a nova unidade de saúde como um "reconhecimento do desenvolvimento que concelho tem vindo a atingir nos últimos anos. É, também, uma oportunidade de continuar a garantir à população cuidados de saúde com elevados níveis de qualidade e de excelência", sublinhou.

A área da saúde está "em voga na discussão pública", sendo exigido que "os níveis de qualidade sejam diferentes", Por isso, Humberto Brito acredita que "os Lusíadas terão a preocupação de cuidar bem das pessoas e podem fazer a diferença na humanização do serviço de saúde".

Perspetivando o futuro, o autarca revelou o lançamento de um procedimento de contratação pública, para iniciar no ano de 2025, para que os cidadãos de Paços de Ferreira possam ter saúde entre as 20h00 e as 08h00, aos feriados e domingos. "Sempre que o SNS não tiver esta resposta, o município garantirá que a população possa aceder. Ninguém ficará sem atendimento médico durante este período quando a prestação de cuidados primários existentes no centro de saúde não puder dar esta resposta. Acreditamos que dessa forma a população pode estar ainda mais segura e confortável", garantiu Humberto Brito.

Para Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, a chegada do grupo ao concelho de Paços de Ferreira representa "uma consolidação da nossa posição no Norte do país", onde o grupo tem cinco unidades, a que, futuramente, se juntará o Lusíadas Maia. "O nosso objetivo, com a vinda para Paços de Ferreira, é preencher uma lacuna que consideramos haver no sistema de saúde. Segundo dados publicados em 2023, o CHTS é o segundo organismo hospitalar que tem a maior área de influência primária (...) uma enorme mancha geográfica a ser coberta e nós consideramos que é uma grande oportunidade de servir melhor a população. Este hospital mantém os níveis de qualidade do grupo e preocupação com o cliente, com um conjunto alargado de consultórios que vão ter a grande maioria das especialidades médicas e cirúrgicas e, portanto, conseguiremos dar resposta à esmagadora maioria dos problemas", frisou.

O evento contou com as presenças dos membros do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde, representantes da Câmara Municipal de Paços Ferreira, representantes do Grupo Névoa, entre outros parceiros.