A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Associação de Futebol do Porto (AFP) assinaram uma parceria que visa combater o sedentarismo e promover o envelhecimento ativo. O momento foi oficializado na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, na sede da Associação de Futebol do Porto.
Na prática, esta colaboração prevê a implementação do projeto Walking Football para a população acima dos 50 anos e o projeto ABC da Bola para os mais novos que irá avaliar impactos na saúde de centenas de crianças e idosos tendo como principais objetivos o combate ao sedentarismo, a promoção do envelhecimento ativo e a inclusão social.
De acordo com a ULSTS, as duas iniciativas vão abranger, numa primeira fase, cinco mil pessoas (os mais velhos rondam os 90 anos).
Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração (CA) da ULSTS, adianta que se oficializa o “resultado de uma conjugação de vontades entre duas instituições que querem falar de saúde e trabalhar por uma saúde melhor”.
O presidente do CA da ULSTS diz, também, que a iniciativa é “diferenciadora, porque enquanto ULS, temos de ter rasgo para olhar para o que podemos fazer para mitigar problemas futuros e falar mais em prevenção, porque isso significa falar menos em doenças no futuro”.
Para José Manuel Neves, presidente da AF Porto, este protocolo é “mais um grande passo. Este protocolo, no seguimento daquilo que temos vindo a procurar por toda a nossa área de jurisdição, significa que iremos ter a oportunidade de interferir positivamente na vida de milhares de pessoas. Mais desporto significa mais e melhor saúde, não só física, mas também emocional. Agradeço por isso na pessoa do seu Presidente Henrique Capelas, a disponibilidade e abertura para esta cooperação”.