"Aposta na formação" e "captação de mais atletas" são os principais objetivos da direção do Hóquei Clube do Marco. Com a época 2023/2024 a chegar ao fim, Joaquim Loureiro, em entrevista ao Jornal A VERDADE, fez um balanço e referiu que o objetivo passa por continuar a apostar na formação.
Apesar de ter sido "um ano um pouco complicado", a formação continua a "competir em todos os escalões", o que é positivo. "Na nossa opinião, estamos a evoluir, mas continuamos um pouco limitados a nível de atletas, o que dificulta o crescimento", disse.
A nível da equipa sénior, o objetivo passava por chegar "ao play-off de subida" o que não será possível. "Foi um ano complicado, a nível de lesões, o que nos dificultou a vida. A série onde estamos inseridos é, na minha opinião, a mais competitiva e há mais equipas a lutar pela subida, o que torna as coisas mais complicadas", descreveu.

Contudo, a direção já está com os olhos postos no futuro e o objetivo é "colmatar a falta de atletas com jovens da terra. Temos muitas crianças no concelho e queremos continuar a apostar na formação". O hóquei "é um desporto para o qual não é fácil cativar", mas "tem sido feito um esforço. Na época passada fizemos um conjunto de workshops junto das escolas básicas e este ano contamos com o apoio das juntas de freguesia. Queremos levar o hóquei até às crianças para que se possam juntar a nós", deixando um apelo "para que os pais deixem as crianças experimentarem. Pela nossa experiência, nos workshops havia interesse, mas não se refletia nos treinos. Venham e experimentem, valerá a pena", apontou.

Para além da falta de atletas, Joaquim Loureiro afirma que a falta de treinadores é outra das dificuldades. "Não é fácil, mas vamos tentando fazer o que conseguimos", disse.

A nível de apoios, o Hóquei Clube do Marco conta com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e também com algumas juntas de freguesia, "que ajudam com patrocínio e outras com cedências de pavilhão. Depois temos outros patrocinadores que, com mais ou menos dificuldade, vão-nos ajudando. Vamos tentando fazer o trabalho da melhor forma possível".
O Hóquei Clube do Marco conta, atualmente, com cerca de 70 atletas, divididos por sete escalões. Desde o início do ano, e apenas na formação, foram mais de 100 os jogos disputados, sendo que cerca de 50 foram jogados no Marco de Canaveses. "Faço o apelo para virem mais ao pavilhão. Temos jogos de vários escalões e vão ver que é um desporto muito interessante. As pessoas não têm a perceção do que é o hóquei, então, convido a que venham e que façam parte desta família", referiu.

Por fim, o presidente deixa um agradecimento "a todos os atletas e pais", bem como "aos patrocinadores que ajudam o Hóquei Clube do Marco. Sem eles não era possível". E volta a reforçar o apelo: "venham experimentar, não é um desporto condicionado por questões financeiras, o clube tem equipamento para emprestar aos atletas. Estamos de portas abertas, temos treinos, sendo que segunda e quarta-feira decorrem no Pavilhão Bernardino Coutinho, para quem quer iniciar é das 18h00 às 19h00, e à sexta-feira das 18h00 às 19h00 no Pavilhão em Vila Boa de Quires", finalizou.


