A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na madrugada de 12 setembro, um homem de 26 anos suspeito pelo crime de furto, homicídio qualificado e crimes de incitamento ao ódio e violência, ocorridos no Porto.
O suspeito praticou os alegados crimes no dia 10 de setembro, cujas vítimas foram “cidadãos estrangeiros”, avançou a PJ em comunicado, acrescentando que a lista de crimes ocorreu em “dois momentos distintos, porém de modo sucessivo, na via pública”.
O comunicado oficial da polícia revela que o suspeito está acusado de praticar um crime de roubo, dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada e dois crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.
Os factos avançados pelas autoridades adiantam que a primeira situação envolvendo o agressor ocorreu na zona do Campo 24 de Agosto.
“Após abordar aleatoriamente alguns cidadãos estrangeiros, com insultos de índole racista, o arguido, munido de uma arma branca, atacou as vítimas com violência e apoderou-se de alguns dos seus pertences”, esclarece a PJ. Uma das vítimas acabou por ser transportada para o Hospital de São João com um ferimento grave no tórax, encontrando-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos.
“Passados 15 minutos, sobre a primeira ocorrência, desta vez na zona de São Roque da Lameira, o arguido, abordou outro cidadão estrangeiro proferindo novamente insultos de índole racista, vindo-o igualmente a atacar com recurso a uma faca” , acrescentam as autoridades.
Após a realização destes crimes o suspeito “alterou a sua aparência física e rotinas” de maneira a “evitar a sua identificação e detenção” por parte das autoridades.
No entanto, apesar dos esforços do futuro arguido, “as diligências desenvolvidas de forma ininterrupta” pela PJ permitiram a sua localização e detenção, menos de 48 horas após os crimes.
O detido vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.