O “Hoje na Redes” deste domingo identificou, mais uma vez, uma grande variedade de temas entre os assuntos mais abordados no Twitter e mais pesquisados no Google, em Portugal. Entre eles encontravam-se pesquisas sobre os nove anos da morte de Angélico Vieira e uma hashtag relativa ao espetáculo solidário dedicado à cultura angolana.

Pouco depois das 19h30, no Twitter, entre o top 5 dos assuntos mais mencionados, estava #3gdosemba, referente ao espetáculo solidário, a favor da Fundação Ana Carolina, que decorreu esta tarde no Cinema São Jorge, em Lisboa, e juntou três nomes do semba: Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha.

O tema que liderava esta lista, por esta altura, era, no entanto, #GoBolsonaroMundial, acompanhada de diversos tweets de apoio ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Soobin, artista sul-coreano e integrante da banda Tomorrow X Together, era o nome que ocupava o terceiro lugar, fazendo regressar o tema do k-pop a este top 5.

Em quarto lugar, surgia mais uma hashtag, desta vez, relativa ao clube de desportos eletrónicos paiN Gaming (#gopaiN), que realizou uma transmissão em direto durante a tarde.

O último lugar, preenchido com a hashtag #LGBTQpride2020, já que este mês é celebrado o orgulho LGBT por todo o mundo e é também por esse motivo que, pelas redes sociais, se veem as fotos de perfil de diversas páginas de marcas/empresas com a bandeira da comunidade LGBT. Neste dia, há 51 anos, houve a “rebelião de Stonewall”, que é considerado o evento que marcou o início do movimento de luta pelos direitos LGBT.

A Verdade1

No Google Trends, com mais de duas mil pesquisas, surgia o nome de Angélico Vieira, um dos ídolos da série da TVI “Morangos com Açúcar”, que morreu há precisamente nove anos, três dias depois de um acidente de carro.

O primeiro lugar desta lista era, contudo, ocupado por “Marta Fernandes”, referente à morte de uma jovem, encontrada pelo pai.

Shane Dawson, youtuber norte-americano, era o nome que aparecia em segundo lugar. Após um vídeo em que o youtuber surgia ao lado de um poster da atriz e cantora Willow Smith, na altura com 11 anos, o irmão, Jaden Smith, e a mãe, Jada Smith, reagiram nas redes sociais, criticando-o e dizendo que estava a sexualizar uma criança.

Com mais de duas mil pesquisas, “Marítimo-Benfica” ocupava o terceiro lugar na lista, referente ao jogo que vai decorrer pelas 18h00 de segunda-feira.

Em último lugar, estava o programa de domingo da TVI “Somos Portugal”, que contou com novidades e a presença de Rita Pereira como apresentadora, marcando o seu regresso à televisão, após o período de confinamento.

A Verdade1