aloquete palavras passe
Publicidade

Para deixar as suas contas online mais seguras saiba quais são as medidas que deve colocar em prática e quais deve evitar. Assim, reforçar a sua palavra-passe e deixá-la “forte, complexa e única” é essencial já que é um “instrumento crítico de segurança”.

A NordPass analisou uma base de dados de 3 TB de 30 países, incluindo Portugal, e realizou uma lista das piores password de 2022, entre elas, são exemplo “123456”, “GUEST”, “111111”, “COL123456” e “123123”, entre outras.

As passwords compostas por números simples são as mais fáceis de detetar pelo hacker, que normalmente são decifradas em menos de um segundo.

Por outro lado, entre as palavras as mais são comuns são “password”, “guest” ou “qwerty”. No caso de Portugal, as mais comuns são clubes de futebol como “benfica” ou “sporting”, nomes próprios entre “miguel”, “gabriel”, “pedro” e “maria” e no top 20 português estão ainda incluídas as palavras “portugal” e “família”.

Como reforçar a sua palavra-passe

As palavras-passe devem ter mais de 12 caracteres, incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Deve também ter uma palavra passe diferente para cada conta e no caso de suspeitar que alguém entrou na sua conta ou que o serviço/rede foi alvo de um ataque informático deverá, de imediato, alterar a sua password.

Por fim, considera-se ainda que é vantajoso alterar a palavra-passe a cada 90 dias.