O HÁ FEST! regressa de 6 a 15 de agosto com música, jogos, comédia e desporto para celebrar a juventude. 

O arranque do festival está a cargo de Capicua que será convidada do “Conta-me Histórias” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, dia 6 de agosto, às 22h00.

Dia 10 decorrem os “Xcapes Games – Albus Potter”, no Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, a partir das 19h00; e a 13, os “Xcapes Games – Team Sherlock”, no Mercado Municipal, às 17h00. “Estas atividades convidam os participantes a superarem os desafios realizados em grupo através de uma app nos telemóveis”, explica o município em comunicado.

Ainda dia 10, às 21h30, “Há Conversa” com Pedro Tenreiro seguido de DJ set. A partir do tema “Educação para a cidadania”, o DJ e animador da Antena 3 vai abordar o papel da música enquanto movimento de emancipação e afirmação das comunidades. Às 23h00, a animação fica a cargo do DJ Tomás Hassler.

No dia seguinte, o Largo de São Gonçalo recebe, a partir das 22h00, dois espetáculos de stand up comedy, com o amarantino Tomás Matos e o portuense Rui Xará. 

Depois de dois anos de pandemia, o “Às 8 na Ponte” volta a São Gonçalo, no Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto, com Carlos Pinheiro e Diogo Amorim; Cabaret Fortuna; Laura Miranda; Music & Friends; Tomás Hassler; Tikinho; Dango e York a partir das 20h00.

Dia 13, as atenções centram-se no Parque Ribeirinho com um concerto de Bárbara Bandeira, às 22h00. A cantora estreia-se em Amarante com “Onde vais?” o tema que partilhou com Carminho, mas também “Nós os dois” e o mais recente “Ou Não”.

No dia seguinte, as bandas que participaram no Band’Arte – Banda do Costume, Brody e Capitão Mocho – vão atuar no HÁ FEST!, no Largo de São Gonçalo, às 21h30.

O encerramento da festa da juventude realiza-se no feriado, 15 de agosto, com a “Amarante Night Run”, com ponto de encontro no Largo São Gonçalo, às 20h30. Será um percurso de cerca de cinco quilómetros pelas ruas da cidade. Os primeiros 1000 inscritos recebem uma t-shirt.  

“A Alameda Teixeira de Pascoaes vai transformar-se numa praça de restauração onde os amarantinos poderão conviver, ouvir os DJs amarantinos Dango, York, Voyage e Music and Friends, e assistir aos concertos de Diogo Amorim, Banda Forró Chico Bastos Trio e Suspensive Mood. “Há Sabores N’Alameda” vai funcionar das 19h00 às 02h00 entre 10 e 16 de agosto (dias 12 e 13 encerra às 04h00)”.

No decorrer do HÁ FEST! serão também lembrados os valores europeus “que asseguram uma sociedade onde o pluralismo, a tolerância, a justiça, a solidariedade, a não discriminação e a igualdade prevalecem”.

Todas as atividades são de acesso gratuito, devendo realizar-se inscrição prévia para os “Xcapes Games”, o “Conta-me Histórias” e a “Amarante Night Run” no site.