seccao tenis de mesa bombeiros voluntarios resende
Publicidade

A presença vincada da modalidade de Ténis de Mesa no concelho de Resende levou Sérgio Sousa, professor de Educação Física e treinador da Secção de Ténis de Mesa de Resende, a tornar, em conjunto com a restante equipa, o desporto “mais sério e profissional” em 2012.

Apesar de ser natural de Lamego, Sérgio Sousa vê Resende como uma “segunda casa”. Desde 1996 que é professor neste concelho e tem acompanhado, desde o primeiro dia em terras resendenses, a presença marcada do ténis de mesa nesta região. Ver miúdos a atingir bons resultados levou-a a ambicionar tornar o desporto escolar numa prática federada. 

O objetivo estava traçado, no entanto faltava um espaço para acolher os atletas. É aqui que surgem os Bombeiros Voluntários de Resende, o grupo que se prontificou a acolher os ‘tenistas’. “Na altura os bombeiros aceitaram a proposta e fomos para lá e temos sido muito bem tratados pela direção e pelo presidente até aos dias de hoje”, partilha Sérgio Sousa em conversa com o Jornal A VERDADE. Foi desta forma que se criou a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Resende – Secção Ténis de Mesa.

seccao tenis de mesa bombeiros voluntarios resende

Desta forma, a passagem das épocas permitiu aos atletas e bombeiros criar uma “relação de proximidade” e até levar uma atleta a fazer o curso para ser bombeira.  Embora não seja frequente, por questões de tempo, ainda existem dias em que os bombeiros agarram nas raquetes de ténis e juntam-se à secção.

Para Sérgio Sousa, “qualquer desporto é saudável”, no entanto realça que o ténis de mesa tem “uma forte componente social. Existe convívio entre atletas, nos treinos e jogos, é uma modalidade que se joga de forma individual e coletiva em provas onde participam cerca de 100 atletas. Para além de ser um desporto que exige muita concentração. A parte técnica todos eles conseguem atingir muito facilmente, a parte mais complicada é a da concentração. Um bom jogador tem de ter 70% de concentração e foco no que está a fazer, porque é um jogo que acaba aos 11 pontos e se não se estiver concentrado é fácil perdê-lo. Foco que depois ajuda no dia a dia tanto na escola como na profissão”. 

seccao tenis de mesa bombeiros voluntarios resende professor sergio sousa

Na época passada, a secção era composta por 31 atletas de idades entre os 10 e os 50 anos. “A secção de Ténis de Mesa está aberta a todos, não existe nenhuma mensalidade e é aberta a todas as idades. Neste momento, temos atletas de Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-19, Séniores e Veteranos. Um número que tem vindo a crescer, sobretudo, nos últimos quatro anos”. 

Depois de 27 anos junto dos resendenses, Sérgio Sousa procura “perpetuar a modalidade no concelho e atrair mais atletas”, para isso tem procurado, junto do desporto escolar na preparatória, captar atletas mais cedo. 

Para quem estiver interessado, os treinos da Secção de Ténis de Mesa decorrem três vezes por semana. A partir de 14 de setembro os treinos vão ser realizados às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão Municipal de Anreade entre as 18h00 e as 19h30 para os escalões de formação e das 20h30 às 22h00 para os séniores.

seccao tenis de mesa bombeiros voluntarios resende 2