primesmile
Publicidade

“Democratizar o acesso a todos os portugueses à saúde oral” é o principal objetivo do Grupo PRIMESMILE que, atualmente, tem clínicas em Matosinhos, também em Marco de Canaveses e em Arouca.

Mafalda Santos e João Fontes Mendes são os responsáveis pelo grupo e falam sobre a importância de uma “boa saúde oral”, bem como dos principais objetivos e mais valias do Grupo PRIMESMILE.

whatsapp image 2023 03 20 at 17.59.29

– Porque decidiram apostar na abertura de uma clínica em Marco de Canaveses?

O Grupo PRIMESMILE implanta-se no mercado nacional com o objetivo de democratizar o acesso de todos os portugueses à saúde oral que é, na verdade, negligenciada pelo nosso SNS.

Objetivamente, os pacientes recorrem ao dentista quando sentem dor. Verificamos a ausência de uma cultura de prevenção e consciência de que promover a saúde oral é tão importante quanto qualquer outra área da saúde.

Enquanto profissionais médicos de saúde oral, acompanhamos situações de pacientes que padeciam de diversos problemas de saúde com origem em problemas orais. Amiúde, constatamos que para além da falta de consciência de que a saúde oral é uma prioridade para o nosso bem-estar físico e mental, muitos pacientes não cuidavam da sua saúde por falta de disponibilidade financeira.

dsc03466 min

Na senda de colmatar esta necessidade premente, surge a nossa empresa. Apostamos numa prática médica com altíssimos padrões de qualidade e inovação. Não obstante, e como acreditamos que a qualidade na saúde deverá ser transversal a toda a sociedade, convergimos esforços e criamos parcerias com entidades financeiras. Estes nossos parceiros possibilitam que o nosso sonho de promover a saúde oral seja uma realidade.

Assim, o plano de expansão do Grupo PRIMESMILE prevê a implantação de clínicas para além dos grandes centros urbanos. Nesta medida, Marco de Canaveses surge como uma cidade incontornável.

Acreditamos plenamente no potencial da nossa clínica do Marco pois, estamos perante um concelho jovem, ativo e que procura a inovação. É uma população consciente e informada que procura um atendimento inovador e modernizado.

– Como tem corrido esta aposta em Marco de Canaveses?

Estamos muito satisfeitos com o desempenho da nossa clínica neste primeiro ano.

Definimos um plano de implantação e crescimento baseado na informação que recolhemos sobre o concelho e em análises comparativas com as demais clínicas do grupo e os respetivos percursos. Posso dizer-lhe que a evolução da clínica do Marco tem sido bastante sustentada e, agradavelmente, surpreendente em alguns parâmetros de análise.

Constatamos uma grande aceitação do mercado e um crescente na procura dos nossos serviços.

A população, de uma forma geral, é bastante informada e exigente e encontrou na nossa prática clínica padrões de exigência que se coadunam com as suas pretensões.

dsc03431 min

Curiosamente, a divulgação do nosso trabalho tem sido por referenciação de pacientes satisfeitos que nos indicam. Pouco foi feito a nível de publicidade formal.

Para um profissional de saúde não há melhor reconhecimento do que este. Em última instância, é para este reconhecimento que qualquer profissional de saúde trabalha. Quem se dedica à área da saúde empenha-se emocionalmente. Não há nada mais gratificante do que sentir que conseguimos aplacar a dor do outro, resolver um problema e que contribuímos para que aquele paciente possa ter uma vida com qualidade e com saúde.

– Quais são os vossos principais objetivos?

O principal objetivo é aumentar a criação de valor e o crescimento sustentado do Grupo. Para além disso, a intenção é promover a investigação e constante especialização dos nossos médicos e promover a educação e consciência da população sobre a saúde oral.

A longo prazo esta estratégia contribuirá para o objetivo global de um bem-estar físico, mental e social, assente na prevenção da saúde como um todo, onde, obviamente, se integra a saúde oral.

Iremos reduzir a assimetria social verificada no acesso à saúde oral. O nosso método rigoroso de trabalho converge com as facilidades apresentadas aos pacientes pelos nossos parceiros financeiros e, desta forma, verificaremos a diluição das disparidades no acesso a estes cuidados.

– Quais são as vossas principais valências?

Nas principais valências estão englobadas e em destaque a forma de tratamento, a formação do corpo clínico e o enfoque na constante formação destes.

As nossas clinicas estão dotadas com os meios técnicos mais  inovadores, de forma a estarmos sempre capacitados para fazer o melhor em cada caso clínico.

A nossa equipa médica é constituída por dentistas especialistas nas diversas áreas de atuação e, assim, após uma primeira consulta e RX gratuitos de avaliação, o paciente é afecto ao especialista adequado à sua situação clínica.

Então, no domínio da especialização da medicina dentária, gostaríamos de destacar  as seguintes áreas:

– Ortodontia;

–  Cirurgia;

– Implantologia;

– Consulta Generalista;

– Prótese Dentária;

– Prótese Dentária Fixa.

dsc03439 min

– O que vos caracteriza?

Não obstante a inovação médica e a constante especialização de que já lhe falei, o nosso perfil de atendimento caracteriza-se pela informalidade e relação próxima com cada paciente. Nas nossas clínicas, cada paciente é encarado como um todo. Fazemos questão de o conhecer e estabelecer laços de proximidade que em muitos casos desembocam em verdadeiras amizades.

Acreditamos que a prática médica deveria recuperar esta ligação de proximidade que existia antigamente e que se foi desvanecendo com a crescente dimensão de clínicas e hospitais privados.

– Têm sentido uma maior preocupação da população pela saúde oral? A que se deve?

De uma forma geral, a saúde oral sempre foi descurada quer pela população quer pelas entidades de saúde. Aliás, numa rápida análise superficial à dentição dos portugueses é visível para qualquer um de nós a falta de cuidados.

Porém, com a evolução das investigações na área da saúde ficou determinada a prevalência de doenças evitáveis em pacientes que não cuidam da sua saúde oral e que daí, são desencadeados problemas noutras áreas do seu corpo. Ficou já estabelecida a relação directa entre o surgimento de doenças no geral e a falta de cuidados orais.

dsc03450 min

Felizmente, verifica-se uma crescente tomada de consciência sobre este assunto e é inegável o aumento da procura de soluções e a adopção de medidas preventivas por parte dos pacientes.

Ainda que a resposta do SNS seja diminuta, há já da parte das entidades competentes a preocupação de informar e consciencializar a população mais jovem sobre as medidas essenciais de prevenção e cuidados de higiene. Acredito que o caminho foi iniciado e que no futuro estes jovens encarem a saúde oral de outra forma.

Por outo lado, não posso deixar de sublinhar que esta crescente consciencialização se verifica acentuadamente nos grandes centros urbanos. Por definição, são áreas onde a informação circula melhor e o poder económico é substancialmente superior.

– Quais são os problemas da saúde oral mais recorrentes?

Analisando friamente a situação podemos, sem margem de dúvidas, assegurar que a falta de dentes se destaca largamente.

Na verdade, este é um resultado inevitável para a falta de acompanhamento e prevenção da saúde oral. Há imensos fatores que vão silenciosamente ao longo dos anos fragilizando e adoecendo a nossa dentição, culminando na inevitável perda de dentes.

dsc03459 min

Esta situação, para além da violência psicológica para o paciente, irá contribuir para um sem número de outras doenças associadas. Estamos perante um problema que leva à doença física, mental e ao isolamento social.

Felizmente, já há solução! É uma solução que se configura rápida e com muito pouca dor associada.

Ainda no âmbito da sua questão, poderemos também salientar a prevalência de raízes na boca e também a doença periodontal. Mais uma vez, são doenças causadas por hábitos de higiene oral deficientes, a falta de acompanhamento médico regular e como consequência  de outras doenças.

dsc03456 min

– Uma mensagem final para visitarem a Prime Smile.

Para finalizar, gostava de deixar um convite aos marcoenses para que visitem a nossa clínica. Venham conhecer-nos, perceber o nível de inovação e critério clínico rigoroso da nossa prática médica.

É importante que cada um de nós integre no seu quotidiano práticas e cuidados de prevenção da saúde. A idade média de vida da população aumentou exponencialmente e, portanto, há que garantir longos anos de qualidade de vida. Está cientificamente comprovado que os longos anos de vida do ser humano exigem a adoção de práticas de prevenção desde cedo, para que o corpo seja capaz de viver sem maleitas e ativo.

Orgulhosamente, apresentamo-nos como um facilitador de bem-estar físico e mental. É nosso apanágio fazer a diferença na qualidade vida dos nossos pacientes. Para tal, introduzimos na nossa prática clínica os mais inovadores métodos de trabalho, integramos uma equipa em constante atualização e especialização e facilitamos o acesso dos nossos pacientes a parceiros da área financeira que permitam que todos poderão ter acesso aos tratamentos necessários.