grupo de bombos os amigos de cima rio de moinhos penafiel
Publicidade

Luís Brites ainda era criança e já ia a todas as festas e romarias para ouvir e ver o espetáculo dos bombos. Mal a oportunidade surgiu entrou, há 15 anos, para o Grupo de Bombos “Os Amigos de Cima”, sediado na freguesia de Rio de Moinhos, em Penafiel.

Começou por tocar gaita de foles, depois passou para o bombo e caixa e, mais tarde, aprendeu a tocar concertina. Quando recorda a sua infância, lembra-se de uma criança com gosto por ouvir o “toque dos bombos e das caixas” e até hoje o mesmo entusiasmo permanece. “É o gosto pelo tocar, o gosto pelo convívio que há quando a gente vai para as festas, para as romarias… conheço muitas pessoas novas, há muita diversão, há convívio, o gosto de estar a tocar e sentir que estamos a animar as pessoas e que é uma alegria muito grande”.

Para além das festas e romarias, o grupo de bombos de Rio de Moinhos também atua na vertente social. “Muitas vezes, fazemos atuações, por exemplo, em associações de caridade ou associações com pessoas com alguma debilidade e tocar para essas pessoas é uma gratidão muito grande para nós que estamos a atuar e sentimos a alegria dessas pessoas”. 

grupo de bombos os amigos de cima rio de moinhos penafiel 1

Atualmente, a casa é composta por cerca de 30 elementos que vão desde os sete até aos setenta anos. Na “sua casa” tem presente o irmão, primos e tios a quem também passou o gosto pelos bombos, e apesar de ainda não ter filhos partilha, em conversa com o Jornal A VERDADE, que quando tiver será “um gosto ter um filho a seguir as minhas pegadas”. 

Há 19 anos que este grupo existe e já percorreu o país de Norte a Sul. Luís Brites explica que “o forte é a nossa região do Vale do Sousa, noutros pontos do país é mais raro, mas sempre que há convite a gente vai. Vamos estar presentes em Arcos de Valdevez, Aljustrel, Borba…Na nossa área tentamos estar presentes o máximo possível. Há os convites por parte das associações, mas a gente também procura estar presentes nos eventos, festividades, nas noites de bombos, nas festas das freguesias, em alguns padroeiros”. 

Luís Brites, aficionado pelos bombos decidiu, em 2018, por convite dos outros membros, assumir a presidência da direção, sem nunca deixar de ser tocador.  Riodemoinhense de sangue, Luís Brites espera continuar ativo no seu hobby para “fazer a festa e ver o sorriso das pessoas. Estou na direção com gosto e continuarei enquanto a minha vida permitir isso”. 

O Grupo de Bombos “Os Amigos de Cima” foi fundado por Augusto Teixeira, a 10 de junho de 2005. 

grupo de bombos os amigos de cima rio de moinhos penafiel 2