De segunda a esta quarta-feira, dia 10 de agosto, um grupo de amigos, apaixonados por carros antigos, juntou-se para fazer uma viagem em conjunto: uma "roadtrip", nas suas relíquias, de Grenoble, França, a Penafiel.
Foram cerca de 1.700 quilómetros, percorridos com "muitas risadas" pelo meio e com o desfrutar da paisagem e da viagem como um dos principais objetivos. A ideia partiu de Joseph Vella, mecânico francês e casado com uma penafidelense, que faz parte de uma associação de carros antigos. Foram com mais amigos em dois Fiat 500 e dois Renault 5.

"Conheço bem a cidade e como gosto daqui, quis visitar o país e a cidade com os carros", conta, explicando que é a primeira vez que faz uma "roadtrip" tão longa. Como mora na fronteira de França, já tinha ido a Itália e já tinha também participado em vários eventos de carros antigos, onde vai sempre acompanhado pela esposa.
A sua paixão por motores vem "desde pequeno". "Sempre adorei os carros. Sempre tive as mãos no motor", recorda, referindo que também tem a felicidade de trabalhar com o que gosta há aproximadamente 30 anos.

Quanto aos carros antigos, pode dizer-se que já tem uma pequena coleção, que passa por um Carocha – que carinhosamente apelidam de "Carochinha" -, um Peugeot 203 de 1953, um Austin Mini, um Fiat 126, um Fiat Abarth Uno Turbo Ie e uma lambreta de 1952. "Gosto de carros antigos, onde vejo o progresso desde essa altura até aos carros que existem hoje elétricos. É nostalgia! Gosto de tudo o que seja mecânica antiga. Gosto também do estilo dos carros, redondos, como eles são feitos", descreve.

Esta viagem foi feita sempre pela estrada nacional, sem pressas, com algumas pequenas avarias e várias paragens para as refeições, visitas a cidades e dormidas em dois hotéis. "A gente quando vem cá de carro passa pela autoestrada, onde não se vê tanta coisa como pela nacional. A estrada tem uma paisagem muito linda", comenta, referindo que também acha engraçada "a reação das pessoas quando veem os carros, batem palmas e tocam a buzina".

Por agora, o casal e os restantes amigos vão desfrutar da visita a Penafiel e à família até ao dia 18 de agosto, mas a ideia é realizar mais viagens destas, sendo a próxima à ilha da Sicília.
