greve fcc marco 2024 9
Publicidade

Entre os dias 30 de março e 1 de abril, os trabalhadores da FCC – Environment Portugal não efetuaram a recolha de resíduos no concelho do Marco de Canaveses.

Numa nota enviada ao Jorna A VERDADE, a Direção Regional do Porto do STAL indica que a greve teve uma “adesão total”, tendo apenas sido realizados os serviços mínimos, “assegurados por iniciativa do próprio sindicato”, sublinha.

greve fcc marco 2024 2

Sindicado e trabalhadores reivindicam o aumento de salários em 15%, com um mínimo de 150 euros, o aumento do subsídio de refeição ou a redução da jornada de trabalho para as 35 horas. Reclamam, ainda “respostas muito concretas para as condições em que trabalham, como a atribuição de subsídio de insalubridade, penosidade e risco, a garantia de condições de saúde e segurança no trabalho, o cumprimento dos exames médicos anuais obrigatórios e o reconhecimento das doenças decorrentes da atividade exercida”, pode ler-se no comunicado.

greve fcc marco 2024 13

Neste sentido, os trabalhadores apelam à abertura de um processo negocial “sério, que ponha fim à discriminação entre trabalhadores e regularize as situações de vínculos precários dos trabalhadores que exercem funções correspondentes a necessidades permanentes”, acrescentam.

A Direção Regional do Porto do STAL espera, por parte da empresa e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, uma “abertura séria para a resolução dos problemas, que respeite os trabalhadores e as funções importantes que desempenham no concelho e ponha fim às discriminações”, finaliza.

Ler mais: