O Governo decidiu prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.
O Governo anunciou a prorrogação do prazo para a limpeza de terrenos até 31 de maio. Desta forma, os proprietários e produtores florestais têm até ao final do mês para proceder à limpeza dos seus terrenos.
De acordo com o Governo, "a decisão prende-se com a precipitação registada nos últimos meses e o elevado teor de água existente no solo, que condicionaram muitas das operações de gestão de combustíveis e potenciaram o rápido crescimento da vegetação nas áreas já intervencionadas".
As previsões meteorológicas apontam para que, em maio, "se mantenham condições adequadas para a realização, em segurança, de atividades de gestão de combustível e que, assim sendo, este período adicional permita a realização de operações em todos os locais necessários".
A fiscalização da limpeza de terrenos ficará a cargo da GNR. Os incumprimentos incorrem em coimas que vão começam nos cinco mil euros euros para particulares..