O Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e da Energia, aprovou 14 projetos que se candidataram ao “Condomínio de Aldeia”, programa integrado de apoio às aldeias localizadas em Territórios de Floresta.
Foram submetidas 48 candidaturas a um financiamento total de 2.156.625,32 euros. As intervenções previstas visam transformar as áreas envolventes das aldeias, promovendo soluções como a reconversão de matos e florestas para usos agrícolas ou silvopastoris, fortalecendo a biodiversidade e garantindo comunidades mais seguras e resilientes.
Para a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, a aprovação dos projetos é “um passo essencial para a segurança e sustentabilidade das aldeias” e o investimento “reflete o compromisso do Governo com a valorização dos territórios rurais e com a adaptação às alterações climáticas. Queremos continuar a apoiar estas comunidades, garantindo que vivem em segurança e em equilíbrio com a natureza”, conclui Maria da Graça Carvalho.
Já o Ministro da Agricultura e Pescas reforça, em comunicado, o compromisso em “potenciar a riqueza dos territórios rurais, as mais valias que geram, as tradições, a paisagem, os produtos únicos e de sabor inigualável. Este investimento financiado pelo Fundo Ambiental é mais um elemento para atingirmos este objetivo”, assegura José Manuel Fernandes.
O “Condomínio de Aldeia” apoia intervenções como a transformação de áreas de matos e floresta em zonas agrícolas ou silvopastoris, contribuindo para a biodiversidade e a sustentabilidade dos territórios.