logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

"Gota fria" chegou a Portugal, mas não afeta região. Sul marcado por inundações e trovoada

Redação

Vigilantes DA Estrada: Foto Fábio Silva

A tempestade 'Gota Fria', uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, proveniente de Espanha, está a atingir, sobretudo, o Centro e Sul de Portugal com inundações no Algarve e regiões marcadas por aguaceiros, trovoada e granizo. Para os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viseu não foram emitidos avisos.

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) emitiu avisos amarelos para Faro, Beja e Madeira devido a aguaceiros fortes, trovoadas e possibilidade de granizo, especialmente nas regiões Centro e Sul. As chuvas podem atingir 10-20 mm/h, com maior impacto no Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém, onde há risco de fenómenos extremos de vento.

Para sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de novembro, prevê-se intensificação das chuvas, especialmente no Algarve, Baixo e Alto Alentejo, Lisboa, Santarém e regiões montanhosas como a Serra da Estrela. O Algarve destaca-se como a região com maior incidência de trovoadas. A instabilidade climática persiste até domingo.

Riscos e recomendações da Proteção Civil:

  • Riscos: Inundações urbanas, cheias, ventos fortes, queda de estruturas móveis e contaminação da água potável devido a detritos de incêndios.
  • Recomendações: Fixar estruturas, desobstruir sistemas de drenagem, conduzir defensivamente e evitar zonas inundadas.

O alerta está em vigor até domingo, 17 de novembro, com apelos para que sejam seguidas orientações de segurança para reduzir riscos à população.