menino paralisia
Publicidade

No dia 7 de janeiro, a Mata Real recebeu o torneio solidário “O castelo do Guga” com o objetivo de angariar fundos para ajudar na aquisição de uma viatura adaptada para Gonçalo. FC Paços de Ferreira, União Sport Clube de Paredes, Grupo Desportivo de Chaves e GD Vilar De Perdizes uniram-se para que o sonho desta criança ficasse mais perto. 

O Gonçalo tem 13 anos e é portador de paralisia cerebral com 99% de incapacidade, resultado de um parto que “não correu bem. Esteve morto durante 20 minutos e em reanimação. Passados aqueles minutos percebi que ia haver sequelas, mas só pedia que não desistissem”, recorda a mãe em entrevista ao Jornal A VERDADE.

menino paralisia 2

Entre as várias terapias que foi fazendo ao longo dos anos, foi pioneiro num tratamento em Portugal, realizado com uma hormona de crescimento. “Foi o primeiro menino a fazê-lo cá e à distância. Na altura tinha uma filha e não conseguia ir viver com ele para Espanha (onde era realizado o tratamento)”.

Um ano e meio depois as diferenças foram “notórias. Conseguiu reverter a cegueira cortical, cognitivamente era ótimo, agora é espetacular”, por exemplo.

A família foi conseguindo dar o apoio necessário a Gonçalo, mas o crescimento da criança levou ao “primeiro pedido de ajuda. Ele cresceu em dois anos, o que uma criança normal cresce em seis”, explica.

Por isso, o pequeno Gonçalo precisa agora de novas ferramentas que lhe permitam continuar a rotina que tem. “Ficou a necessitar de cadeira de passeio, carro, banho, escola e cada uma delas ronda os 15 mil euros. É muito dinheiro”.

menino paralisia 1

Apesar das “incapacidades” inerentes à doença, o Gonçalo é o menino “mais feliz”, diz a mãe. “Adora passear e adrenalina, faz slide, canoagem, faz tudo”, mas tem “dificuldades: em muita coisa” que comprometem uma mobilidade futura caso não consiga o que precisa.

A rotina desta família foi “alterada por completo” e as poupanças “todas investidas em tratamentos”. Por isso, apesar da ajuda familiar para adquirir algumas cadeiras, esta mãe viu-se confrontada com a necessidade de fazer um apelo mais extenso. 

O torneio realizado pelo Paços de Ferreira foi “uma ajuda espetacular”, mas a meta ainda está longe e a família de Gonçalo apela à contribuição “de todos, porque os valores são muito altos”.

Para ajudar o Gonçalo pode fazê-lo através do IBAN PT500033505730006160263069.