logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

GNR registou 1473 contraordenações e seis pessoas desaparecidas na operação "Peregrinação Segura 2022"

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou até ao dia 15 de maio a operação "Peregrinação Segura 2022", registando um total de 1473 contraordenações e seis pessoas desaparecidas, posteriormente localizadas.

Redação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou até ao dia 15 de maio a operação "Peregrinação Segura 2022", registando um total de 1473 contraordenações e seis pessoas desaparecidas, posteriormente localizadas.

Durante toda a operação foram realizadas 2139 ações, entre as quais de policiamento geral, registando-se 787 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento e três incidentes reportados, sem gravidade. Nas ações de trânsito, a GNR fiscalizou 11 573 condutores, efetuando 1473 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada, 310 infrações por excesso de velocidade e 61 infrações por condução sob o efeito do álcool.

Como apoio aos peregrinos internacionais, a GNR manteve no recinto do Santuário de Fátima patrulhas de Tourist Suport Patrol, contando com a colaboração da Guardia Civil. Na segunda fase da Operação, iniciada a 12 de maio e prolongou-se até 15 de maio, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal. "Estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de Ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Também no local esteve presente uma Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV)", acrescenta a GNR.

Na segunda fase da operação, a GNR registou um apoio a oito pessoas perdidas, seis pessoas desaparecidas e posteriormente localizadas, quatro pessoas assistidas pelos militares da Guarda e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, nove extravios de carteiras e chaves, quatro furtos, 19 objetos recuperados, cinco falsas medalheiras identificadas,12 autos de contraordenação levantados por venda ambulante.

Levada a cabo nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, a operação teve como objetivo "apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes", explica a GNR em comunicado.