gnr verao seguro 2024
Publicidade

A partir desta sexta-feira, dia 14 de junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar uma operação de patrulhamento geral, de apoio e de fiscalização em locais de afluência turística, nas suas áreas de responsabilidade territorial.

De acordo com um comunicado da GNR, a operação pretende reforçar as condições de segurança “nos locais de veraneio, nos eventos, nos estabelecimentos e locais de diversão noturna, nos principais eixos rodoviários, nas fronteiras, nas suas residências e ainda direcionadas para a proteção da floresta, com o objetivo de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas em todo o território nacional”.

Dada a afluência de pessoas nas zonas turísticas, “esta época caracteriza-se ainda por uma diminuição da população nas áreas de residência habitual, o que faz com que algumas habitações fiquem desabitadas durante períodos de tempo prolongados, pelo que importa prevenir a ocorrência da criminalidade associada”, lê-se no comunicado. A operação inclui também a prevenção, vigilância e deteção de incêndios rurais.

No âmbito da cooperação internacional, a GNR irá realizar diversas ações de patrulhamento com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinieri italiana, contribuindo para o reforço do clima de segurança dos turistas estrangeiros que visitam Portugal.

A operação “Verão Seguro 2024” irá decorrer até ao dia 15 de setembro.