Glória do FC Penafiel, Silva Pereira, ofereceu ao município a camisola e bola do jogo da primeira subida do clube aos escalões nacionais.

Aos 83 anos de idade, Silva Pereira, que nasceu e cresceu na freguesia da Eja, ofereceu as lembranças que resultaram da primeira subida aos escalões nacionais nos anos 60, com o objetivo “de preservar a memória de um dos momentos mais brilhantes do FC Penafiel e da sua longa carreira”, pode ler-se na publicação da Câmara Municipal de Penafiel no Facebook.

Silva Pereira representou o Futebol Clube de Penafiel durante quase duas décadas, “e foi um dos maiores símbolos do clube pela sua qualidade, reconhecimento e respeito no mundo do futebol”.

Foi nomeado capitão da equipa pouco tempo depois de subir ao escalão sénior, envergando a braçadeira até ao final da carreira, “tornando-se num exemplo de longevidade e sucesso a assumir este cargo na mesma equipa”, frisa o município.

Pelo seu percurso desportivo e pelo seu comportamento, enquanto futebolista e capitão da equipa, foi reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Câmara Municipal de Penafiel com a atribuição da medalha de ouro da cidade.