Os preços da gasolina e do gasóleo voltam a subir pela quarta vez consecutiva, com um aumento previsto de 2,5 cêntimos por litro, de acordo com fontes do setor petrolífero. Se confirmada, esta será mais uma subida significativa nos preços dos combustíveis que têm vindo a afetar os automobilistas em Portugal.
Atualmente, o preço médio da gasolina simples, que na quinta-feira estava em 1,725 euros por litro, poderá atingir os 1,750 euros na próxima segunda-feira. Já o gasóleo simples, o combustível mais consumido no país, terá um aumento que poderá fazer o preço médio passar de 1,612 euros para 1,637 euros por litro.
Dada a sequência de subidas consecutivas, os automobilistas que possuam veículos a combustão têm agora uma oportunidade de poupar algum dinheiro se aproveitarem para atestar o depósito até este domingo, antes que as novas subidas entrem em vigor.
As famílias e as empresas que dependem dos combustíveis também começam a sentir o impacto deste encarecimento, que contribui para aumentar os custos de transporte e, por consequência, a pressão sobre o orçamento familiar e empresarial.