novo projeto 10
Publicidade

Garrafeira Canavezes. Um nome que não é desconhecido mas que ganhou, em 2022, uma nova casa e um novo conceito. Um projeto que nasceu em outubro de 2020, pelas mãos de José Luís da Silva e de um sócio. “Percebemos que era algo que não havia muito no Marco. O projeto arrancou por gosto pessoal, eu não tinha formação, mas tinha, e tenho, o gosto pelo mundo dos vinhos”, disse.

Em 2022, a Garrafeira Canavezes ganhou “uma nova cara” e um novo espaço, localizado no Jardim Municipal de Marco de Canaveses. “A garrafeira, desde que abriu, sofreu muitos altos e baixos, porque não correu conforme estávamos à espera. Entretanto fiquei sozinho com o negócio e dei seguimento. Aqui, no jardim, o objetivo é aliar a venda de vinho ao conceito de wine bar e tapas. Os clientes podem vir, degustar vinho, um porto ou um espumante e, ao mesmo tempo, experimentar algumas tapas, para fazerem pequenos lanches. Qualquer vinho que está na prateleira, pode ser consumido. Os clientes podem vir aqui, usufruir do espaço, que é espetacular”, disse.

dsc09706 min

O facto de “começar a conhecer o gosto dos clientes”, para José Luís Silva é “mais fácil aconselhar um vinho. Muitas vezes, já sei por onde encaminhar. Muitos outros, vêm às cegas, mas sem grandes conhecimentos de vinho, tento sempre encaixar no perfil do que pedem”, afirmou.

Nas prateleiras é possível encontrar vinhos de todo o país e, como não podia deixar de ser, também do concelho e da região dos Vinhos Vedes. “Destacamos, logo no início, o nosso Marco. Temos duas prateleiras que são dedicadas só aos nossos produtores. Depois temos outra dedicada a vinhos verdes, com vários vinhos da região. De seguida, viajamos por Portugal inteiro, incluindo ilhas”, realçou, acrescentando que uma “das mesas tem o mapa de Portugal, mesmo para trazer esta nacionalidade dos nossos vinhos”.

dsc09717 min

Para além dos vinhos, a Garrafeira Canavezes acaba também por ser uma montra de vários produtos do concelho, e da região, nomeadamente “compotas, azeite, mel, molhos, entre outros produtos. O nosso objetivo é aliar os vinhos a estes produtos que são feitos na nossa terra, com produtores locais”.

De acordo com o proprietário, um dos objetivos do espaço passa também por fazer provas de vinhos. “Fazemos não só aqui, mas no exterior também. Já fui contactado por várias entidades onde me desloquei para ir fazer provas de vinhos, ainda há pouco tempo estive num alojamento local em que pediram para fazer uma prova de vinhos, só da região dos vinhos verdes, para 20 pessoas. E isto também é um trabalho que fazemos, selecionamos os vinhos, levo-os e depois também é outra vertente de negócio, no fundo oferece-se mais um produto ao alojamento local, ao turismo para apresentar a quem nos visita, que se quiserem uma prova de vinhos pode ser feita, tanto no alojamento local como aqui também. Também vamos promover alguns jantares vínicos, para poucas pessoas e apaixonados pela área”, explicou.

dsc09720 min

Com o avançar do ano e com os dias a ficarem mais longos, a Garrafeira Canavezes terá também ao seu dispor uma esplanada “muito boa” para receber os seus clientes. “Vamos ter um bom espaço para as pessoas usufruírem de um bom vinho, ao fim do dia, acompanhado pelas nossas tapas”, deixando um convite “quem vier vai passar, certamente, um bom momento. O ambiente é muito acolhedor, permite que se crie amizades e ligações, devido à forma da disposição das mesas”.

dsc09727 min

A Garrafeira Canavezes está aberta de segunda-feira a sábado, entre as 12h00 e as 20h00. “Daqui a dois meses, provavelmente, vamos abrir durante mais horas. Pelo menos à quinta, sexta e sábado”, concluiu José Luís Silva.

dsc09730 min