Única instituição do ensino superior público existente na região do Tâmega e Sousa, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) assume um papel crucial como agente de desenvolvimento económico em toda a região envolvente.

Sediada na cidade de Felgueiras, a ESTG conta com 22 anos de existência pautados por uma grande ligação à comunidade. Uma Escola de referência na articulação entre o ensino superior e a atividade empresarial, sempre orientada para a empregabilidade e para as necessidades da região, a ESTG concretiza um modelo formativo orientado para a resolução de problemas reais e concretos. 

O ecossistema de resposta à comunidade, em termos de desenvolvimento da região onde se insere, tem como base o seu centro de investigação, o CIICESI, reconhecido pela Fundação da Ciência e Tecnologia, e a sua unidade de transferência de conhecimento científico e tecnológico, o GAE. São vários os projetos onde se junta a academia ao mundo empresarial, envolvendo estudantes e investigadores em projetos desenvolvidos com as empresas e com as mais diversas entidades. 

O modelo formativo da ESTG potencia a inovação, sendo também disponibilizadas unidades curriculares orientadas para o empreendedorismo. De forma a preparar os estudantes para a entrada no mercado de trabalho, desenvolvem-se ao longo do ano, vários projetos e ações, onde os estudantes são envolvidos com o objetivo de adquirirem competências-chave essenciais e complementares à sua formação. 

Uma aposta forte e recente da ESTG é ainda o seu Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics and Business Intelligence, um projeto criado em parceria com empresas tecnológicas que trabalham nestas áreas do conhecimento, que permite o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras, com o envolvimento de estudantes e investigadores, entregando elevado valor acrescentado às empresas e treinando os futuros profissionais para o futuro.

Em termos de oferta formativa, a ESTG apresenta um conjunto de cursos em áreas diversificadas e cruciais para a sociedade atual. Atualmente, a ESTG conta com 8 Cursos Técnicos Superiores Profissionais, ministrados em quatro concelhos do Tâmega e Sousa (Amarante, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira), 7 Licenciaturas e 7 Mestrados.

Há várias modalidades de acesso e ingresso aos cursos, para quem terminou o 12º ano, para quem terminou o 12º ano mas não realizou os exames nacionais, para quem já é detentor de uma formação superior ou para quem queira alguma outra formação de caracter mais curto. A formação adequada fará a diferença no mercado de trabalho.

As candidaturas para ingresso no próximo ano letivo de 2022/23 decorrem previsivelmente entre os meses de julho e setembro para inscrição num Curso Técnico Superior Profissional. O acesso às Licenciaturas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior terá início 25 de julho. Já no caso dos cursos de Mestrado, as candidaturas iniciam já no próximo dia 30 de maio de 2022. A informação relativa a todos estes cursos está disponível em ESTG.IPP.PT.