A Gala do Empresário de Cinfães decorreu na noite de sábado, dia 25 de janeiro, em Cinfães. O evento foi organizado pela Associação Empresarial de Cinfães (AEC).
Os empresários e entidades do concelho foram convidados para fazer parte deste momento dedicado a valorizar o esforço e dedicação dos empresários do concelho e a estabelecer e forticar as relações entre todo o tecido empresarial da região.








A cerimónia foi iniciada com uma ação de capacitação conduzida por Alexandre Monteiro, autor reconhecido de livros sobre linguagem corporal e especialista na arte de decifrar pessoas, proporcionando aos participantes ferramentas para melhorar a comunicação interpessoal.
O ponto alto da noite foi a homenagem a Maria Amanda Monteiro Soares, antiga farmacêutica e professora de Cinfães, que foi aqui reconhecida pelo seu contributo significativo para o desenvolvimento económico e social do concelho ao longo da sua vida.
A centenária homenageada admite que não estava à espera desta homenagem, visto que: “só fui farmacêutica e professora, tudo o que fiz foi só cumpri o meu dever de servir o povo”. Maria Soares reforça que depois de tantos anos de trabalho aprecia este gesto mas diz que “não era preciso nenhuma homenagem. Fazer e cumprir o dever sem necessidade de receber nada é o importante. Mas obrigado a todos por este gesto de amizade. Isso sim, devemos cultivar sempre a amizade”.
O segredo para uma vida longa como a da antiga empresária é “ter fé, porque nunca fiz nada de especial, nem comprimidos tomava”.





No final da gala, André Santos, presidente da AE de Cinfães tirou alguns momentos para reforçar o papel desta gala no concelho, o seu objetivo e também falar do panorama empresarial da região.
“É um gosto ver-vos a todos nestes nossos eventos. Hoje apresentamos o culminar de mais um ano de trabalho, esta gala, à semelhança da anterior, é determinante para podermos passar em revista todo um ano de trabalho dos órgãos sociais da AE com os seus associados”, iniciou André Santos.
O responsável do evento salientou a importância de “promover o networking durantes estes momentos e estamos cá para isso, para combater as barreiras que nós temos devido à localização do nosso concelho”.
O presidente da associação realçou o facto de esta ter sido uma noite de “casa cheia” onde “temos cerca de 120 pessoas presentes, entre empresários, políticos e familiares”.
Um momento “agradável para as pessoas se juntarem e festejar”, a Gala do Empresário representa para a Associação o sucesso do trabalho dos seus orgãos sociais. “Os empresários estão a tornar-se nossos associados de livre espontânea vontade e isso quer dizer que se identificam com o nosso trabalho e por isso ficamos todos contentes por ver cumpridos os nossos objetivos”, concluiu André Santos.
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, também usou da palavra para assegurar que “a melhor novidade deste ano na gala é dizer que a economia cinfanense continua a crescer”.
O autarca adianta que “temos cada vez mais empresas, mais emprego, mais volume de negócios e mais exportações, estas são novidades muito boas”.
Um crescimento económico “gradual” a evolução de Cinfães demonstrou-se como “sustentável o que se deve muito à capacidade empreendedora, de resiliência, de trabalho e à dedicação dos nossos empresários”, frisa o presidente.
Apesar de ser “um território difícil”, “a nível de indústria somos diferenciadores temos produtos de qualidade, com uma construção civil que corre o mundo inteiro e por essa razão é justo que se reconheça este trabalho, este empenho e esta dedicação”, clarificou Armando Mourisco.
A homenagem a Maria Soares foi um momento de referência para o autarca que se refere à centenária como “alguém que deixou marcas profundas na nossa sociedade”. Uma mulher que “foi empresária, em tempos em que ser empresário era difícil, então no feminino era quase impossível”.
No entanto graças ao trabalho da idosa centenária hoje pode “ser um exemplo para os mais jovens. Mostrar este exemplo de quem lutou e trabalhou de uma maneira muito séria, muito honesta e que teve sucesso. Assim são os valores do trabalho, da dedicação, do empenho que fazem com que haja sucesso”, terminou o presidente de Cinfães.