gala desporto
Publicidade

O Auditório Municipal de Lousada acolheu, na noite desta sexta-feira, 2 de fevereiro, a nona edição da Gala do Desporto de Lousada que teve como objetivo homenagear os agentes desportivos do concelho.

No discurso de abertura, Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, apontou que, na época passada, o concelho contou com “mais de 2500 atletas federados”, em várias modalidades, sendo que este ano “estes dados serão superados. Em Lousada nunca pretendemos colocar os ovos todos no mesmo cesto, para nós as modalidades são todas iguais, o que queremos é que do lado de lá continue esta dinâmica”.

De acordo com o autarca, o contributo da autarquia “é apenas uma ajuda, sem trabalho, que vocês dirigentes fazem, nada disto era possível, nós não conseguimos, nem de perto, nem de longe, termos a excecional resposta que temos em prática desportiva”.

dsc 0128

Pedro Machado frisou que esta gala é uma forma de “dizer obrigado. O objetivo desta gala não é enaltecer uns em detrimento de outros, não, é dizer-vos que, enquanto comunidade, temos orgulho na resposta que temos em termos desportivos no concelho, temos orgulho nos nossos atletas, nos nossos treinadores, nas nossas equipas técnicas e temos muito a agradecer aos dirigentes desportivos que dão muito do seu tempo aos clubes”.

O presidente garantiu que a câmara municipal “continuará atenta e preocupada”, sendo que a aposta no desporto “é para continuar, porque estando nós num dos concelhos mais jovens de Portugal, o desporto é um dos pilares fundamentais de desenvolvimento”.

Por fim, Pedro Machado anunciou que, num curto prazo, a autarquia vai reunir com os clubes “sobretudo com aqueles que têm formação, para delinearmos um programa de apoio à aquisição de viaturas, para que as nossas crianças e os nossos jovens tenham as melhores condições, sobretudo de conforto e segurança”, finalizou.

Por sua vez, Fátima Esteves, representante da comissão reguladora, garantiu que os nomeados foram escolhidos “em consciência e com elevado sentido de justiça para chegarmos a um consenso final e, posteriormente, apresentar os resultados que chegaram aos clubes para que cada um pudesse manifestar o seu voto”.

A representante destacou o facto de existirem “muitas modalidades desportivas que estão à disposição de todos, desde as simples caminhadas pela ecopista, até às corridas de rali na Pista da Costilha. Praticar desporto federado, amador, de lazer ou de recriação faz felizmente cada vez mais parte do dia a dia dos lousadenses”, enaltecendo ainda “o empenho do município na concretização das propostas de melhorias de várias infraestruturas locais, permitindo o crescimento da oferta desportiva no concelho. É de enaltecer ainda todo o apoio manifestado aos clubes e atletas através dos contratos programas, no apoio ao associativismo”.

Por fim, realçou aqueles que “de forma invisível” permitem “a prática desportiva de todos aqueles que dão a cara pelo desporto. Sem eles, esta máquina não funcionaria”.

A gala contou com a presença de Tiago Castro, que protagonizou momentos de stand-up comedy aos presentes.

Fique a conhecer a lista completa dos vencedores:

Mérito desportivo – João Santos – Associação de Hóquei de Lousada

Prémio dedicação – Paula Oliveira – Academia de Ginástica de Lousada

Modalidade do Ano – Ginástica

Figura Desportiva do Ano – Vítor Valinhas – Hóquei em Campo

Evento do Ano – Lagoas Super Cup – União Desportiva de Lagoas

Best Online – Sub-10 Benjamins AD Lousada – Campeões Futebol

Associação Desportiva do Ano – Futebol Clube Romariz

Equipa do Ano – Equipa Sénior de Ginástica Artística – Academia de Ginástica de Lousada

Atleta Revelação – Rita Guimarães – Futebol Clube Romariz

Dirigente Desportivo do Ano – Helena Sousa – Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estevão

Treinador do ano – Elisabete Ramos – Associação de Patinagem Artística de Lousada

Árbitro/juiz do ano – Vitor sousa – Automobilismo

Atleta do Ano feminina – Mariana Martins-  Centro Cultural e Desportivo da Ordem

Atleta do Ano Masculino – Pedro Moura Pereira – Lousada Século XXI

Atleta do Ano Desporto Adaptado – Manuela Mota – Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Foram também entregues prémios aos campeões do concelho e aos atletas que representaram Lousada nas seleções nacionais.