O GD Magrelos carimbou este sábado, 17 de fevereiro, a manutenção na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP) e o apuramento para o 'play-off' de acesso à Divisão de Elite.
A equipa do concelho de Marco de Canaveses necessitava de apenas de um ponto para assegurar uma vaga na fase de Apuramento de Campeão, mas não facilitou e bateu o GDCE Modelos, por 5-0, no encontro da 17.ª e penúltima jornada da fase regular, com golos de David Caetano (2), Francisco Carneiro (2) e Reinaldo.
O treinador do GD Magrelos, Emanuel Moreira, não disfarçou o contentamento pelo apuramento e por mais "uma excelente exibição" da equipa.
"Interpretamos na perfeição o que era pretendido e desde cedo demonstramos ao que íamos. Fizemos dois golos muito bem trabalhados pela equipa e podíamos ter chegado ao intervalo com outro resultado. Na segunda parte, até ao 4-0, fomos a equipa que tínhamos sido na primeira parte. Depois do quarto golo, perdemos um bocadinho de respeito pelo jogo, porque facilitamos. Passamos por alguns calafrios, que fomos resolvendo, e, já na parte final, fizemos o quinto golo. Presenteamos a massa adepta, que compareceu em peso no pavilhão, com mais uma excelente exibição. Sou um felizardo por orientar este grupo de trabalho", afirmou.
O GD Magrelos garante o 'play-off' de subida, fruto de uma segunda volta praticamente perfeita. Em oito jogos, a formação marcoense arrecadou sete vitória e cedeu apenas um empate.
Emanuel Moreira justifica o trajeto na segunda metade do campeonato, com o facto da equipa ter percebido "onde estava a falhar" e de ter "começado a acredita no trabalho que estava a ser proposto".
O técnico dos alvinegros sublinha ainda que esta qualificação é também resultado de um trabalho iniciado na época anterior.
"Estamos a colher os frutos também de muito trabalho que foi feito na época passada, porque grande maioria do plantel transitou para esta temporada. As ideias mantiveram-se, mas conseguimos jogar com outra dinâmica face às múltiplas escolhas que o plantel permite fazer. Todos os atletas percebem a importância que têm no grupo e nos momentos do jogo em que são chamados. Isso é sinal de muita maturidade e o plantel está com uma maturidade muito positiva", adiantou.
Para a fase de apuramento de campeão e de subida, Emanuel Moreira não se compromete com objetivos, lembrando que esta etapa "vai ser outra realidade e com jogos cronometrados".
"Vamos ter de nos adaptar, mas não temos qualquer pressão para qualquer objetivo. Vamos encarar todas as partidas como muito difíceis, face à qualidade que vai estar do outro lado, mas conscientes de que somos capazes de ficar nos lugares cimeiros da tabela, que é aquilo que queremos perseguir até final da época", esclareceu.
Antes do 'play-off', o GD Magrelos ainda terá de defrontar o Alfa FC, em Matosinhos, no sábado, 24 de fevereiro, para a última jornada da Série 1 da fase regular.
Emanuel Moreira quer fechar esta fase da competição com uma vitória, de forma "a poder ainda alcançar o primeiro lugar na tabela", embora esse cenário dependa também de terceiros.