Mais de 300 mil pessoas ficaram sem energia por causa do mau tempo. A tempestade Kirk está a provocar chuva e vento intensos no Norte e Centro de Portugal.
Em Constance (Rua do Outeiro), Marco (Rua Padre Lencastre), Vila Boa do Bispo (Rua de Santa Maria), Vila Boa de Quires e Maureles (Rua de Miratâmega), e em algumas zonas de Várzea Aliviada e Folhada e São Lourenço do Douro há registo de falhas de energia, provocadas pelo ciclone Kirk.
De acordo com informações recolhidas junto do coordenador da Proteção Civil do Marco de Canaveses, "todas as situações foram reportadas à E-Redes. Contamos com a estabilização do processo muito brevemente".

Chuvas intensas e ventos fortes resultaram em danos estruturais
A freguesia de Várzea Aliviada e Folhada está sem eletricidade e com muitas árvores derrubadas. Segundo a autarca local, Maria José Cerqueira, "estão a ser efetuados trabalhos de remoção nas vias para as tornar transitáveis".
Até ao momento, a Proteção Civil do Marco de Canaveses tem registo de mais de 30 casos em todo o concelho, sendo as freguesias de Alpendorada, Vila boa de Quires, Marco e Várzea Aliviada e Folhada aquelas onde se regista um maior número de ocorrências, sobretudo, quedas de árvores. "Não há feridos e estamos a proceder à remoção das árvores", garantiu o coordenador municipal da Proteção Civil.
As condições meteorológicas adversas, que aconteceram durante as últimas horas - chuvas intensas e ventos fortes - resultaram em "danos estruturais em alguns casos, em habitações. Na freguesia do Marco, junto ao largo da igreja, em Rio de Galinhas, uma tília atingiu a igreja e uma habitação. A resolução vai demorar mais um bocadinho, porque tem de ser feita com alguma calma. Mandamos vir uma grua de alta capacidade para conseguir retirar aquilo em condições de segurança. Depois vão ser aferidos os estragos estruturais", explicou Bruno Monteiro.
Neste momento, estão no terrenos cerca de 150 operacionais das unidades locais dos Serviços Municipais de Proteção Civil (Marco, Penha longa e Soalhães), sapadores florestais e bombeiros do Marco, que estão a trabalhar em articulação com as juntas de freguesia.









https://averdade.com/tempestade-kirk-e-um-sistema-poderoso-e-potencialmente-perigoso-alerta-o-ipma/#google_vignette
https://averdade.com/marco-de-canaveses-igreja-de-rio-de-galinhas-atingida-por-arvore-devido-ao-mau-tempo/
https://averdade.com/ciclone-kirk-faz-estragos-em-marco-de-canaveses/