A 11ª edição Flores & Sabores regressa ao centro da cidade de Penafiel entre 29 de abril e 1 de maio, com artesanato, exposições e street food, num evento organizado pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP), em parceria com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Penafiel.

O certame, que regressa após uma paragem imposta pela COVID-19, contempla um conjunto de atividades que “dinamizam o comércio local e tradicional, trazendo visitantes à cidade”, frisa Nuno Brochado, presidente da AEP.

Em parceria com a Associação de Artesãos do Tâmega e Sousa, a feira de artesanato volta a juntar os artesãos locais que durante o fim de semana, em frente à Igreja do Calvário, “vão expor os seus produtos e a sua arte”.

Alusivo ao tema das flores, a próxima edição do evento contará com a participação, “como tem vindo a ser habitual, de dez hortos que vão estar espalhados pelo centro da cidade e que vão expor a variedade e oferta”.

Além da festa da flor e da exposição, Nuno Brochado destaca o Concurso de Montras, que irá “proporcionar uma interação com os associados. A AEP desafia todos os empresários e habitantes a decorar as montras, janelas ou varandas, para ficarem habilitados a ganhar três prémios, que vão ser decididos por um juri”.

O programa de Flores & Sabores contempla ainda diversas animações de rua, cantares tradicionais, a habitual possibilidade de percorrer as ruas da cidade nos coches disponibilizados para o efeito e uma exposição de carros clássicos de Bombeiros pertencentes às três corporações do concelho de Penafiel. ”, revela a organização.

Volta também a ter a exposição de bonsais, dinamizada pela Bonsai Club do Porto, “que vai decorrer entre as 10h00 e as 19h00 na Assembleia Penafidelense e poderá ser visitada no sábado e no domingo”.

A 11ª edição volta a apostar na comida de rua com a segunda edição do Street Food a decorrer no Campo da Feira em Penafiel, entre as 10h00 e as 00h00, com música ao vivo e 15 participantes. “Para além da exposição da doçaria tradicional, durante o fim de semana vamos ter comida de rua que vai ser um ponto de atração”, sublinha o presidente da AEP que ressalva a “boa experiência da primeira edição do conceito. Tivemos uma maior procura e decidimos voltar a apostar”.

Nuno Brochado não tem dúvidas de que “estão reunidos todos os ingredientes para que as famílias possam visitar a cidade, que durante estes dias estará cheia de cor, diversão e motivos para que possam visitar mais uma vez Penafiel”.

O grande objetivo do evento é dinamizar “Penafiel e os sectores das flores e do artesanato que trazem muitos visitantes à cidade e que, muitas vezes, precisam dessa visibilidade para a sua promoção”.

O Flores & Sabores associa-se ao dia da mãe, dia 1 de maio, “uma forma de homenagear as mães comprando um flor, um doce ou uma oferta”, conclui.